Skip to main content

Fernando Mendes abre amanhã quarta edição do Humor.PTM – Festival de Comédia de Portimão

31-07-24

Começa já esta quinta-feira, 1 de agosto, a quarta edição do HumorPTM – Festival de Comédia de Portimão, que abre da melhor forma com o divertido espetáculo “Insónia”, de Fernando Mendes, que poderá ser visto no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão até ao próximo sábado, sempre a partir das 22h00.

O conhecido humorista dá vida à personagem Custódio Reis, um vendedor de vinhos e outros licores que vive “com a corda no pescoço”, seja no ambiente familiar, seja pela sua situação financeira, e se encontra à beira do divórcio.

Com autoria e encenação de Roberto Pereira, o espetáculo gira em torno de um comum português de classe média cuja esposa esgotou de vez a paciência para com um marido cada vez mais falhado e sem rumo ou grandes objetivos de vida para além de comer, beber e dormir.

Marido e pai ausente, Custódio sente-se cansado, pesado e sem paciência. A única ginástica que faz é financeira e a pouca pachorra que ainda vai tendo é para o trabalho, como vendedor de vinho. Na verdade, é quase tanto aquele que bebe como aquele que vende. Sem grande profundidade intelectual ou teses filosóficas, personifica o típico português de café que fala de tudo sem dizer quase nada.

Certa noite, Custódio, que sempre teve preguiça de pensar muito na vida, ao contrário de ressonar, como é seu hábito, não consegue dormir. Tem uma terrível insónia, ao longo da qual vai questionar tudo, tentando encontrar soluções.

Daí resulta uma hilariante crise interior, na tentativa de alcançar a paz de alma necessária para que volte a conseguir dormir., bem como um espetáculo que brinca com coisas sérias.

Revista à portuguesa e nomes grandes da stand-up comedy

O HumorPTM prosseguirá nas noites de 8, 9 e 10 de agosto, com a revista à portuguesa "Impostos! O que lhão de fazer?!", pelo Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, com textos e letras originais de Carlos Pacheco.

O espetáculo é repleto de críticas bem-humoradas, entre inúmeras rábulas e momentos musicais, onde a realidade local e regional predominam, não faltando a atualidade nacional e internacional.

Até final do festival, haverá mais quatro espetáculos em que o comediante Mário Falcão será anfitrião, com o seguinte alinhamento: 16 de agosto - Guilherme Duarte, Miguel Vaz e Joa Vitor; 17 de agosto - Hugo Sousa e Joana Miranda; 23 de agosto - Fernando Rocha e Tiago Pereira; 24 de agosto - Salvador Martinha e Duarte Pita Negrão.

Os bilhetes para cada sessão, entre 15 e 17 euros, podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO ou em https://tempo.bol.pt