Skip to main content

Portimão prepara-se para um outubro cheio de boas propostas desportivas

25-09-24

O mês de outubro vai ser pautado em Portimão pela realização de diversos eventos desportivos ao mais alto nível nas modalidades de judo, ultimate de praia, BMX, ténis, marcha corrida, andebol adaptado ou desportos motorizados, que atrairão à cidade milhares de atletas e espectadores.

O primeiro destaque pertence à Senior European Judo Cup Kiyoshi Kobayashi, competição internacional marcada para 5 e 6 de outubro no Portimão Arena, na qual participarão atletas oriundos dos quatro cantos do mundo, representando os Estados Unidos da América, a Argentina, o Canadá, a França, a Alemanha, Marrocos, Espanha ou Portugal, entre outras seleções.

A prova irá atrair cerca de 150 atletas de 17 países, masculinos e femininos, integra o circuito mundial da modalidade e constitui uma oportunidade única para apreciar o desempenho de judocas de alto gabarito, tendo entrada livre.

Um dos mais relevantes eventos desportivos do mês será o Campeonato do Mundo de Clubes em Ultimate de Praia, que juntará na Praia da Rocha perto de 2600 participantes em representação de vários países, para competirem entre os dias 14 e 26, divididos em duas competições.

Assim, de 14 e 19 de outubro, a nata do ultimate de praia decidirá o título de campeão do mundo, disputado por 120 equipas oriundas de 33 países, agrupados em três divisões (mista, feminina e masculina), num total de 2100 atletas.

A nível do desporto motorizado, o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) recebe entre 17 e 19 de outubro a ronda final das European Le Mans Series, corrida de resistência que terá quatro horas de duração e atrairá muitos milhares de espectadores. Paralelamente, decorrerão as duas séries internacionais Le Mans Cup e Ligier European Series.

Ainda no AIA, entre 25 e 27 de outubro está de regresso o Algarve Classic Festival, o maior evento de automóveis clássicos da Península Ibérica, para um fim-de-semana marcado pela elegância e performance de viaturas históricas, que atrairá muitos aficionados dos bólides de outras épocas, e não só.

Modalidades para todos os gostos

Entre 23 e 26 de outubro, será a vez de mais quatro centenas de participantes com 45 anos, ou mais, participarem no Campeonato Mundial de Clubes de Ultimate de Praia na divisão Great Grand Masters.

Merece igualmente realce o 6.º Torneio Internacional de Andebol Adaptado, que no fim de semana de 18 e 19 de outubro terá lugar no Pavilhão Desportivo da Boavista, sob organização da Associação de Andebol do Algarve, com apoio do Município de Portimão.

Por sua vez, o Portimão Júnior Open 2024, que se realiza até 6 de outubro no Complexo Municipal de Ténis e conta para o ranking ITF U18, tem a participação de tenistas de todo o mundo, para disputarem os títulos em singulares e pares. Sob organização do Clube de Ténis e Padel de Portimão, o torneio tem a parceria da Federação Portuguesa de Ténis e o apoio do Município de Portimão.

Mas outubro será caracterizado por muitos outros eventos, como o Bentley Boys 24h, que se corre entre os dias 4 e 6 no AIA, a Mega Aula de Body Combat (dia 5 na zona ribeirinha de Portimão, junto à antiga Lota), em formato de masterclasse aberta à comunidade, ou as 7ª e 8ª rondas da Taça de Portugal de BMX Race, que se disputarão nos dias 5 e 6 na pista do Parque da Juventude de Portimão.

Seguem-se o Torneio Social CTPP by Farmácia Arade em Padel, marcado para o período entre 6 e 8 de outubro no Complexo Municipal de Ténis e Padel de Portimão, a Fun Cup, que se realiza de 11 a 13 no Autódromo Internacional do Algarve, e a Marcha Corrida “Liga Portuguesa Contra o Cancro”, que no domingo 13 de outubro percorrerá a zona ribeirinha de Portimão integrada no calendário regional de marcha e corrida Algarve 24/25, com organização da delegação de Portimão da Liga Portuguesa Contra o Cancro e apoio da Câmara Municipal de Portimão.

As propostas desportivas de outubro encerrarão com o Torneio Jovens Esperanças 2024, que evoluirá de 25 a 27 no Complexo Municipal de Ténis e Padel de Portimão. Trata-se de um evento inscrito no calendário oficial da Federação Portuguesa de Ténis e dirigido aos escalões juvenis de Sub12 e Sub16, masculinos e femininos, reunindo jovens atletas de clubes de todo o Algarve.