
De Pequenino… Festival de Arte para a Infância promove encontro entre as famílias e as artes performativas
10-01-25
De 17 a 19 de janeiro, o Museu de Portimão irá acolher a iniciativa “De Pequenino… - Festival de Arte para a Infância” com um conjunto de atividades especialmente pensadas para o público infantil e as suas famílias, com vista a aproximar as artes performativas à infância e reforçar a importância de vivências artísticas nos primeiros anos de vida.
O programa diversificado do festival inclui narração de histórias, oficinas de ilustração, sessões de música para bebés, espetáculos de teatro e concertos, promovendo momentos de descoberta e aprendizagem para crianças de várias idades, desde os bebés até ao 2.º ciclo do ensino básico
Concebido por Daniela Pinhel, com o apoio da Direção Geral das Artes e da Câmara Municipal de Portimão, este projeto tem como principal objetivo aproximar as crianças e os seus cuidadores das artes performativas, sublinhando a importância das vivências artísticas nos primeiros anos de vida e reforçando a oferta cultural para este público.
O festival arranca no dia 17 de janeiro, com uma sessão exclusiva para escolas às 10h, que inclui a hora do conto com Dina Sachse, autora e ilustradora do livro "Malvico Sarapico, Um Duende Mafarrico". No mesmo dia, às 18h30, haverá um espetáculo para famílias inspirado na mesma obra, com narração e música ao vivo pelo Versátil Ensemble no auditório do Museu de Portimão.
No dia 18 de janeiro, as crianças poderão participar em oficinas de ilustração às 10h e 11h que decorrem na Sala do Serviço Educativo do Museu, orientadas pela ilustradora Dina Sachse, e, à tarde, usufruir de sessões de música para bebés que decorrem na sala de reuniões do Museu: às 15h (0 aos 18 meses), às 16h (19 aos 36 meses) e às 17h (3 aos 5 anos). O dia culmina, pelas 18h00, na Sala dos Espelhos do Museu com o espetáculo “A Noite dos Pirilampos” a cargo do TEL- Teatro Experimental de Lagos com os atores contadores de Histórias que se reúnem para um serão de contos, onde o tempo parece ficar suspenso, como um alpendre da casa de campo nas noites frescas e enigmáticas. Uma noite de partilhas e de segredos, na intimidade das palavras antigas a que se junta Carlos Norton, músico multi-instrumentista.
O festival encerra no dia 19 de janeiro, pelas 17h00, no auditório do Museu de Portimão com “Páginas Sustenidas”, um concerto único que combina música e literatura, revisitando bandas sonoras de adaptações cinematográficas e apresentando composições originais inspiradas em livros que terá lugar.
Um coletivo de excelência irá assegurar momentos únicos de partilha artística e cultural.
O Festival “De Pequenino…” é conduzido por profissionais com uma sólida experiência no mundo das artes, garantindo uma programação rica e envolvente. Dina Sachse, responsável pela hora do conto e pelos workshops de ilustração, tem formação académica em artes visuais e dedica-se à ilustração de livros infantis, contando já com mais de uma dezena de obras publicadas. O seu primeiro livro como autora, Malvico Sarapico, Um Duende Mafarrico, tem sido apresentado em várias localidades do país, acompanhado de atividades criativas que inspiram o público infantil.
A direção artística das sessões de música para bebés está a cargo de Daniela Pinhel, autora do festival, cujo percurso se distingue pela especialização em projetos de música para a infância. Daniela possui um mestrado em Ensino de Música pela Universidade do Minho, uma pós-graduação em Música na Infância pela Universidade Nova de Lisboa, certificação pelo IGEME (Instituto Gordon Espanha), e formação imersiva em arte para a infância pela Companhia de Música Teatral, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento artístico das crianças.
O festival reúne ainda músicos com elevada experiência de palco a nível nacional e internacional de renome nacional e internacional que conciliam carreiras em conservatórios, orquestras e outros projetos musicais, e que irão assegurar os espetáculos musicais "Malvico Sarapico" e "#Palavras Sustenidas".
A peça de teatro A Noite dos Pirilampos será apresentada pelo Teatro Experimental de Lagos, com atores especializados em narração de histórias e também com a participação de músicos como Carlos Norton, músico multi-instrumentista, desde finais dos anos 80, com participação em bandas e vários projetos musicais, compositor de originais para várias bandas, peças de teatro, rádio e cinema compositor e multi-instrumentista, e também Vasco Ramalho, músico e professor, licenciado em percussão na Universidade de Évora e efetuou pós-graduado em marimba solista no solista no Royal Conservatory Antwerpen - Bélgica, professor de percussão no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e professor Assistente convidado na Escola de Artes da Universidade de Évora, lançou em 2017 o seu primeiro álbum, Essências de Marimba.
O acesso a todas as atividades é gratuito, mediante o levantamento prévio de bilhetes no Museu de Portimão. Mais informações e inscrições através do email da organização da iniciativa
Popular em Portimão

Câmara Municipal de Portimão reforça equipas das escolas com mais assistentes operacionais

3º edição dos “Outonitos de Teatro” promove cultura teatral junto de crianças e jovens

Mercado Municipal de Portimão abre hasta pública
