Skip to main content

Ciclo “O Filme Francês do Mês” regressa, pelo oitavo ano consecutivo, a Portimão para mostrar bom cinema

24-01-25

O Museu de Portimão volta a mostrar o que de melhor produzem os realizadores gauleses, através da iniciativa “O Filme Francês do Mês”, que está de regresso à cidade no dia 30 de janeiro e se prolongará até setembro, sempre com entrada gratuita, sempre às 21h00, com entrada gratuita, sendo os filmes exibidos legendados em português.

Esta iniciativa promovida conjuntamente entre a Alliance Française do Algarve e o Grupo dos Amigos do Museu de Portimão (GAMP), visa estreitar os laços culturais com o associativismo local, divulgar junto do público algarvio os grandes êxitos cinematográficos na língua de Molière, e atrair os muitos franceses que, cada vez mais, vivem ou passam férias no Algarve, permitindo-lhes em contraponto conhecer a história e o património regionais.

Esta edição reúne sete filmes que, pela sua diversidade, constroem uma boa mostra do cinema francês contemporâneo. A primeira película deste novo ciclo intitula-se “Libre Garance”, foi realizada por Lisa Diaz em 2022 e será exibida a 30 de janeiro, pelas 21h00, no auditório do Museu de Portimão.

Esta comédia dramática, com a duração de 1h36 minutos, decorre no verão de 1982 e retrata a história de uma menina de onze anos, de nome Garance, que vive com os seus pais numa aldeia na região de Cévennes e onde dois ativistas italianos assaltam um banco, perturbando a sua vida tranquila.

Todos os filmes são exibidos na última quinta-feira do mês, exceto no mês de maio e em versão original francesa, com legendas em português e nas seguintes datas: 30 de janeiro – “Libre Garance”, de Lisa Diaz; 27 de fevereiro – “Revenir”, de Jessica Talud; 27 de março – "César et Rosalie” de Claude Sautet; 24 de abril – “Chien de la casse”, de Jean-Baptiste Durand ; 22 de maio – “Un vrai bonhomme”, de Benjamin Parent; 26 de junho - “Le cours de la vie”, de Frédéric Sojcher; e 25 de setembro– “La fille de son père”, de Erwan Le Duc. Durante os meses de julho e agosto não existirão exibições e por motivos de força maior, as datas agendadas poderão sofrer alterações.

“O Filme Francês do Mês” tem conquistado, ano após ano, mais entusiastas, tornando-se num ciclo cinematográfico bem acolhido pelos cinéfilos e francófilos do Algarve, sob o objetivo de proporcionar ao público um vasto leque de emoções e de temas de reflexão, através de comédias, dramas e romances.

A Alliance Française do Algarve, cuja sede se localiza em Faro, é uma associação de direito privado cujo objeto é a divulgação da língua e da cultura francesa, fazendo parte das suas atividades o ensino da língua portuguesa para francófonos, além da realização de exames de francês e traduções, entre outras ações.

O Ciclo do Filme Francês do Mês é igualmente exibido nas cidades de Loulé (segunda terça-feira de cada mês) e de Faro (terceira sexta-feira de cada mês) e sempre com o objetivo de divulgar o que de melhor se faz no cinema francês. A programação completa nas três cidades algarvias pode ser consultada no site da Alliance Française de l’Algarve ou enviando um pedido para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar..