Skip to main content

Artistas abordam “Paisagens sustentáveis” no V Simpósio Internacional de Pintura de Portimão

25-02-25

Oito artistas internacionais participam na quinta edição do Simpósio Internacional de Pintura de Portimão, entre 3 e 8 de março, no “hall” do Auditório do Museu e nas zonas envolventes exteriores, diariamente das 9h30 às 18h00.

Sob o signo das “Paisagens sustentáveis”, o evento contará com a presença dos pintores Martin Ševčovič, da Eslováquia, María Valdés, de Espanha, Solongo Tseekhuu, da Mongólia, Luka Radojevic, de Montenegro, Krzysztof Molenda, da Polónia, Sarah Miulescu, da Roménia, para além dos portugueses Veloso e Gonçalo Condeixa.

A intenção deste encontro é estimular o público a refletir sobre um tema contemporâneo e com impacto para a sociedade. A sustentabilidade, a melhor forma de equilibrar a convivência da humanidade com a natureza, num momento em que o contexto atual já não é moldado por esta, mas pela ação do Homem, são apenas alguns dos pensamentos que podem ser alvo de reflexão durante esta edição do Simpósio.

Esta edição, tal como as anteriores, coloca os artistas num espaço de trabalho partilhado, ao qual o público pode aceder, incentivando o diálogo, a troca de ideias e de diferentes perspetivas culturais, num elemento enriquecedor para todos os envolvidos e para o processo criativo.

Ao longo de seis dias de investigação artística e contemporânea acerca do tema “Paisagens sustentáveis”, os participantes mostrarão o processo de criação das imagens pictóricas, em formato de atelier aberto, e, ao mesmo tempo, vão interagir com a população, que é encorajada a visitar este Simpósio Internacional. Será uma oportunidade de diálogo, entre pintores, mas também destes com a comunidade, sobretudo com os mais jovens, gerando momentos de contacto com as ideias e preocupações dos autores.

O V Simpósio Internacional de Pintura encerrará com uma ação performativa de pintura coletiva, no sábado, dia 8 de março, a partir das 14h30, à qual se seguirá a inauguração da exposição das obras resultantes dos seis dias do evento, pelas 16h30, no “foyer” do Museu.

O Simpósio Internacional é produzido pela Associação Cultural Cuneo Sularte, sob curadoria de Arlindo Arez, tendo coprodução de Paulo Quaresma, em parceria com o Museu de Portimão e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão.