
Município de Portimão avança com novo concurso para a construção de 28 fogos no Bairro Pontal
12-03-25
A Câmara Municipal de Portimão deliberou aprovar por unanimidade, em reunião de Câmara de 7 de março, a abertura de procedimento por concurso público para a execução da empreitada de construção de 28 fogos na Rua Estácio da Veiga, Bairro Pontal, tendo sido ainda decidido remeter o assunto à Assembleia Municipal para conhecimento da despesa plurianual associada ao projeto.
Esta iniciativa insere-se no acordo de colaboração celebrado com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do Programa 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, um apoio público à promoção de soluções habitacionais para pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional que não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma habitação adequada, contribuindo para a concretização do Investimento RE-C02-i01 – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Note-se que o primeiro procedimento ficou deserto, não tendo registado empresas concorrentes, uma vez que o valor base inicialmente fixado foi considerado insuficiente para a execução da obra o que levou a autarquia a fazer um novo estudo de mercado e atualizar os valores previstos para o total dos 28 fogos. Para viabilizar a construção, a autarquia irá assumir o diferencial necessário, reforçando a verba disponibilizada no âmbito da candidatura ao IHRU em quase 1 milhão de euros tendo sido aprovada a abertura de um novo concurso público, com um valor base de 4.200.000,00€ + IVA e um prazo de execução previsto de 16 meses.
Inserido na Estratégia Local de Habitação (ELH) do Município de Portimão, este projeto prevê que as habitações a construir, com diferentes tipologias – T1 (14), T2 (10) e T3 (4) sejam posteriormente objeto de Concurso para a Atribuição de Habitações em Regime de Arrendamento Apoiado – CASAS QUE PODE ARRENDAR, destinado a famílias com carência habitacional comprovada e sem capacidade financeira para aceder ao mercado de arrendamento.
Este concurso insere-se no esforço contínuo do Município de Portimão para garantir condições de habitação digna a todos os cidadãos, especialmente aos que enfrentam maior vulnerabilidade. As unidades a construir irão cumprir todas as normas de habitabilidade, acessibilidade e segurança em vigor, integrando soluções sustentáveis e energeticamente eficientes.
Popular em Portimão

Campanha “Comércio do Centro Portimão” distribui 15 mil euros em vales de compras para dinamizar comércio local

Arrebita Portimão regressa com mais um dia, mais chefs e uma "Grande Arrozada" para abrir o apetite

Antiga Lota de Portimão recebe exposição "Da Vinha à Taberna - História do vinho e convívio em Portimão" e "Há Fado na Lota"

Setembro é mês da Semana Europeia do Desporto, de windsurf de topo e da Corrida de Carrinhos de Rolamentos
