
Portimão, 365 dias para se apaixonar” - Foi o mote da Presença de Portimão na BTL´25
18-03-25
O Município de Portimão marcou uma forte presença na “Better Tourism Lisbon Travel Market” na FIL, entre 12 e 16 de março, com diversas iniciativas de promoção do concelho.
O stand do Algarve foi o palco para o lançamento da campanha ‘Portimão, 365 dias para se apaixonar’, que inclui a edição de quatro guias temáticos e de um guia de eventos de 2025. O mesmo local serviu ainda para a Câmara Municipal de Portimão divulgar os principais eventos do ano e formalizar um novo acordo de parceria com os promotores do Festival Afro Nation para os próximos cinco anos.
Campanha para atrair mercado interno
‘Portimão, 365 dias para se apaixonar’ é o desafio lançado aos turistas nacionais com a nova campanha de comunicação da Câmara Municipal, cujos objetivos são muito concretos. A ação visa aumentar a visibilidade do concelho, reforçar a imagem do destino como um local único e atrair visitantes ao longo de todo o ano.
“Portimão é uma cidade vibrante, autêntica e tem uma oferta turística diversificada. Queremos que as pessoas não venham apenas uma vez por ano, mas várias vezes ao longo dos 365 dias. Queremos que se apaixonem por Portimão em todas as estações, em todas as ocasiões”, afirmou Álvaro Bila, Presidente da Câmara Municipal, durante a apresentação na BTL.
A sustentabilidade, a preservação da identidade e o respeito pela comunidade e pelo meio ambiente são pontos chave desta aposta, que se centra em atrair visitantes, sobretudo nos períodos de época baixa, sem abdicar da valorização dos produtos e das experiências locais, bem como do incentivo da aplicação de boas práticas que mantenham o património natural, as praias e a biodiversidade existente no concelho.
“Por isso, apresentamos uma nova campanha de comunicação, pensada especialmente para o mercado interno português, com um foco muito claro: mostrar que Portimão tem muito mais do que sol e praia”, referiu.
Um dos meios que serviu como rampa de lançamento desta campanha na BTL foi a divulgação dos quatro novos guias temáticos, alusivos à “Gastronomia & Vinhos”, “Praias & Natureza”, “Desporto & Lazer” e “Património & Cultura”, bem como a Agenda de Eventos 2025, com edição bilingue, em português e inglês.
“A nossa aposta centra-se nestes cinco eixos que nos diferenciam e enriquecem a experiência de quem nos visita”, explicou o autarca, sem deixar passar a oportunidade para destacar a valorização do “Portimão Primeiro” e do Salva-Vidas de Alvor, dois símbolos da relação do concelho com o mar, os futuros trabalhos de reabilitação da Fortaleza de Santa Catarina, na Praia da Rocha, e a ampliação da Casa Manuel Teixeira Gomes, um espaço que honra um dos mais ilustres portimonenses.
A campanha resulta de uma parceria com a Medialivre 360º e estará na “rua”, nos principais pontos do país, em diversas plataformas como a rádio, os jornais e as revistas, em ambiente digital, através das redes sociais e de vídeos promocionais, mas também em grandes formatos como outdoors e mupis.
O investimento no eixo do entretenimento, onde ganham relevo os eventos âncora, não é um acaso. Tanto que a autarquia apresentou ainda, no dia 13 de março, o Estudo de Avaliação que revelou o impacto das edições de 2024 do Festival da Sardinha, da “Noitada Portimão” e do “Sonho de Natal com Passagem de Ano”.
Três eventos geram impacto de 25 milhões de euros
Antes de ceder o palco ao Professor Doutor Fernando Perna, Investigador CiTUR da Universidade do Algarve na área da Economia Regional, coordenador da equipa de investigação dos “Estudos de Avaliação do Impacto de Eventos: Festival da Sardinha, Noitada Portimão, Um Sonho de Natal e Passagem de Ano” para apresentar os dados relacionados com as edições realizadas em 2024, Álvaro Bila enalteceu o papel da comunidade local.
“Nenhuma estratégia de promoção turística pode ter sucesso sem o envolvimento da comunidade local”, onde os “residentes, empresários e associações são peças fundamentais” e aos quais se apela para que continuem a contribuir para que Portimão seja um destino mais forte e mais autêntico, reforçou o Presidente da Câmara Municipal.
A perceção da comunidade em relação aos eventos âncora de 2024 foi, aliás, um dos indicadores avaliados neste Estudo. Segundo Fernando Perna, o apoio prestado pelos residentes superou os 80% nos três objetos de avaliação. O documento centra-se ainda em indicadores como o impacto dos eventos nos visitantes e nos residentes e a influência que tiveram na escolha de Portimão como destino de férias.
Segundo o Estudo, a “Noitada Portimão” gerou uma procura de visitantes externos ao concelho de 30,9%, o Festival da Sardinha de 58,3% e o Sonho de Natal e Passagem de Ano de 31,7%. Foi também o motivo de visita para 56% das pessoas que passaram pela “Noitada”, referiu o investigador na apresentação.
Com uma média de idades situada entre os 44,8 e os 46,5 anos, nos três eventos, a avaliação global como “bom” ou “muito bom” esteve entre os 88,9% e os 91%. Na maioria dos casos, os visitantes decidiram participar na “Noitada” e no Festival da Sardinha até uma semana antes (71,3% e 59%, respetivamente), enquanto a mesma decisão, para o “Sonho de Natal e Passagem de Ano” foi alargado a um espaço temporal de quinze dias a um mês (52,5%).
No que toca à economia local, a “Noitada”, em apenas dois dias, gerou 2.641.407 euros de impacto económico direto, enquanto o Festival da Sardinha elevou este valor para 12.865.448 euros e o “Sonho de Natal e Passagem de Ano” ascendeu aos 10.119.915 euros.
O investigador assinalou que 57,6% dos visitantes da “Noitada” preferiram ficar alojados no concelho. No caso do Festival da Sardinha a percentagem situou-se nos 61,7, e, no final do ano, nos 47,3%. Nos três eventos, o Instagram foi a principal rede social digital utilizada.
Já a nível da imagem percecionada, quer por visitantes, quer por residentes, o Festival da Sardinha foi associado a “Divertido” (residentes) e “Food” (visitantes). Por sua vez, para qualificar a “Noitada” foram usados adjetivos como “Espetacular” (residentes) e “Divertida” (visitantes). As palavras chave do “Sonho de Natal e Passagem de Ano” foram “Maravilhoso”, “Organizado” e “Mágico” na visão de ambos os públicos alvo.
Nomes de peso no Festival da Sardinha e novo acordo para Afro Nation
Álvaro Bila voltou ao mesmo palco do stand Algarve, na BTL, no dia 14 de março para apresentar a nova Agenda de Eventos 2025 ao público e assinar um acordo com os promotores do Festival Afro Nation.
Uma parada que aguçou a curiosidade dos visitantes da BTL sobre a “Noitada Portimão”, cuja segunda edição está marcada para 25 e 26 de julho, voltou a centrar as atenções no município algarvio.
O Presidente da Câmara Municipal deixou o convite para a visita a Portimão, “onde há sempre bons motivos de atração como as praias, o património, a natureza, a gastronomia e vinhos, o desporto, o lazer, o bem receber”. E foi com este que apresentou um dos pontos altos do verão: o Festival da Sardinha.
O evento estrela é reconhecido como um dos festivais gastronómicos mais emblemáticos a sul do país, mas também pela identidade que preserva, num cruzamento com o passado de pesca e de trabalho no mar. Não é, portanto, por acaso que vai abrir com a já famosa reconstituição histórica da descarga da sardinha.
Vai ser “uma viagem ao passado, com trajes, dizeres e meios de transporte de há algumas décadas, que conta com a participação da população e do movimento associativo”, sob a chancela do Museu de Portimão, garantiu ao público.
A Zona Ribeirinha de Portimão vai ser, entre 5 e 10 de agosto, o palco principal para noites de festa que, a par da degustação da boa sardinha, no prato ou no pão, neste emblemático certame, conta com atuações musicais diversas. Rui Veloso (dia 5), Pedro Abrunhosa (dia 6), Diogo Piçarra (dia 7), Nena (dia 8), Para Sempre Marco (dia 9) e Resistência (dia 10) são as sugestões para animar a cidade nesta altura do ano.
Portimão firma nova parceria com Afro Nation
Com uma essência muito diferente, há um outro evento que tem vindo a ganhar adeptos desde 2019, altura em que se realizou a primeira edição na Praia da Rocha, e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão. O Festival Afro Nation regressa entre 9 e 11 de julho, mas a garantia é que continue por, pelo menos, mais cinco anos.
Foi com este objetivo que, no dia 14 de março, na BTL, foi firmado um novo acordo de parceria, definindo as linhas de colaboração. O documento foi assinado por Álvaro Bila e por Samantha Maria Garcia, representante da produção do evento.
Museu convidado na BTL Cultural
Outro dos destaques da presença do Município naquele que é o maior certame nacional dedicado ao turismo, foi o convite para o Museu de Portimão se dar a conhecer no espaço BTL Cultural, sob curadoria da Fundação Calouste Gulbenkian, numa presença que resulta do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Museu de Portimão.
Ainda neste âmbito cultural, no dia 13, o equipamento integrou a apresentação da agenda nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, com o Museu de Portimão a ser representado por António Pereira, da Divisão dos Museus e do Património.
Já Rodrigo José, Diretor Operacional da Marina de Portimão, participou na sessão de apresentação das Estações Náuticas do Algarve, no dia 12 de março, dando a conhecer a Estação Náutica de Portimão.
Este ano, o Município diversificou as apresentações, com uma dinâmica que pretendeu atingir os mais diversos públicos e levar a que os turistas escolham o concelho como destino de férias em qualquer época do ano.