
Portimão volta a unir esforços para dar visibilidade à campanha "Laço Azul"
02-04-25
Abril é o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, uma data que, desde o início do século XXI, é assinalada a nível internacional e que continua a exigir a atenção e o compromisso de toda a sociedade.
Em Portimão, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a Câmara Municipal unem mais uma vez esforços para dar visibilidade a esta causa através da campanha "Laço Azul", com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção e da proteção das crianças e jovens.
Ao longo do mês, serão realizadas várias iniciativas. Entre as ações destacam-se a iluminação em tons de azul dos Paços do Concelho e da sede da CPCJ, simbolizando o compromisso com esta causa.
No dia 1 de abril, será realizada uma ação de sensibilização junto da comunidade, com a distribuição do "Calendário dos Afetos", da "História do Laço Azul" e de laços simbólicos, organizada pelos alunos do curso profissional de técnico/a de auxiliar educativo do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes.
As escolas públicas e privadas também foram desafiadas a dinamizar atividades, a partir da entrega de materiais pedagógicos, e a criação de Laços Azuis a colocar nos portões dos estabelecimentos de ensino.
A campanha será encerrada no dia 30 de abril, com a formação de um "Laço Azul Humano" no largo do Município, com a participação das crianças do Lar da Criança de Portimão.
Todas as iniciativas podem ser acompanhadas ao longo do mês através da página oficial de Facebook da CPCJ de Portimão.
A campanha reforça a mensagem de que proteger as crianças é responsabilidade de todos e recorda que as crianças são o reflexo de quem as cuida. Seja sempre um exemplo positivo.
"Serei o que me deres… que seja amor!"