
Portimão encerra a programação artística criada pela Lavrar o Mar para o Centenário da cidade
02-04-25
Depois de um ano a celebrar Portimão através da arte, chega, no próximo domingo, dia 6 de abril, o momento de encerrar a programação artística criada pela Lavrar o Mar Cooperativa Cultural para o Centenário da cidade, num convite a revisitar o que foi vivido e, a partir daí, projetar os próximos 100 anos.
Nesta despedida simbólica, a chegada da Primavera será pretexto para o enterro da programação artística do Centenário, perpetuando-a no tempo e no espaço.
Às 14h00, junto a uma árvore plantada na Praça 1º de Maio, que se deseja que venha a ser centenária, e ao som de música ao vivo, serão enterrados simbolicamente os materiais de comunicação da programação, deixando na cidade um testemunho do caminho percorrido.
A partir das 15h00 no Auditório do Museu de Portimão, Giacomo Scalisi, co-director artístico da Lavrar o Mar, fará um balanço de todo o trabalho desenvolvido, seguido de uma apresentação que reunirá mais uma vez as vozes do antropólogo Pedro Prista, do escritor Sandro William Junqueira, do filósofo Nélio Conceição, do artista Paulo Quaresma e da historiadora Maria João Raminhos Duarte, os mentores do “Laboratório do Pensamento”, um dos projetos do Centenário, num diálogo sobre as múltiplas camadas da cidade e os caminhos para os próximos 100 anos.
E porque todo o fim é também um começo, seguir-se-á a apresentação de “Futuro a Cores”, documentário do jovem realizador portimonense Jonas Canelo, que encerra a programação artística do Centenário de Portimão, com um olhar renovado sobre o que está por vir.
Como gesto final, as fotografias da exposição “A Cidade Fala”, de João Tuna, João Mariano e Filipe da Palma, que esteve patente nas janelas do Museu de Portimão, serão entregues aos seus protagonistas, num ato que celebra aqueles que deram rosto a esta homenagem artística à cidade.
Programa detalhado
Praça 1º de Maio, Portimão
14h00 – Enterro da programação artística do Centenário de Portimão
Auditório do Museu Municipal de Portimão
15h00 – Abertura da sessão pelo representante da Câmara Municipal de Portimão
15h15 – Apresentação do relatório de execução da programação artística do Centenário de Portimão por Giacomo Scalisi – Codirector artístico da Lavrar o Mar Cooperativa Cultural
15h45 – Laboratório do Pensamento
Com:
Pedro Prista | Antropólogo
Sandro William Junqueira | Escritor
Nélio Conceição | Filósofo
Paulo Quaresma | Artista
Maria João Raminhos Duarte | Historiadora
17h15 – Debate
17h30 – Coffee break
17h40 – Entrega das fotografias aos participantes da exposição A Cidade Fala, de João Mariano, João Tuna e Filipe da Palma
18h00 – Exibição do documentário Futuro a Cores, de Jonas Canelo
18h50 – Debate e encerramento
Jovem portimonense Jonas Canelo apresenta documentário “Futuro a Cores”
“Futuro a Cores” é um documentário etnográfico que dá voz à diversidade da comunidade de Portimão, reunindo as visões de múltiplos residentes de diferentes idades, origens e realidades sociais. O filme explora os sonhos, aspirações e desejos para o futuro da cidade, traduzindo-os numa obra de arte única: uma pintura criada em tempo real por um artista durante as entrevistas. Através deste processo, “Futuro a Cores” celebra a identidade coletiva e convida à reflexão sobre o papel de cada um na construção do amanhã. Este projeto, inserido na programação artística do centenário da elevação de Portimão a cidade, é uma homenagem à criatividade, à esperança e ao sentido de comunidade.
Popular em Portimão

Campanha “Comércio do Centro Portimão” distribui 15 mil euros em vales de compras para dinamizar comércio local

Arrebita Portimão regressa com mais um dia, mais chefs e uma "Grande Arrozada" para abrir o apetite

Antiga Lota de Portimão recebe exposição "Da Vinha à Taberna - História do vinho e convívio em Portimão" e "Há Fado na Lota"

Setembro é mês da Semana Europeia do Desporto, de windsurf de topo e da Corrida de Carrinhos de Rolamentos
