
Professor Alfredo Gomes representa Portimão no Global Teacher Prize Portugal 2025
26-05-25
Alfredo José Rosa Gomes é um dos dez finalistas do Global Teacher Prize Portugal, prémio que distingue os docentes de escolas portuguesas que mais inspiram os seus alunos. A distinção é atribuída a professoras e professores que se destacaram no contributo para o desenvolvimento dos jovens, para a comunidade e para a profissão.
Os finalistas e, consequentemente, o vencedor são também escolhidos em função de algumas características como a inovação, a forma como estes docentes ajudam os alunos e também a sua vocação.
Alfredo Gomes é professor de Português, Teatro e Expressão Dramática na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.
Conforme aponta a organização do prémio, já há “mais de três décadas” que o professor se dedica “a transformar a escola num palco de expressão, inclusão e crescimento”.
Do trabalho educativo do docente, destaca-se a fundação do Teatro da Caverna, grupo escolar que se tornou uma referência em Portimão e por onde já passaram centenas de alunos.
Com formação em Línguas e Literaturas Modernas e mestrado em Teatro e Intervenção Social e Cultural, alia a exigência à empatia, promovendo um ensino artístico onde todos têm lugar. As suas aulas são espaços de autenticidade, onde errar faz parte do processo e a confiança é a base do trabalho.
Ao longo dos anos, desenvolveu metodologias que valorizam a expressão, a colaboração e o desenvolvimento de competências transversais. O Teatro da Caverna apresenta anualmente espetáculos à comunidade, dentro e fora da escola, com forte adesão do público. Para além disso, dado que trabalham com textos e autores que fazem parte dos currículos da disciplina de Português, os trabalhos funcionam como materiais didático-pedagógicos para outros professores.
Muitos dos seus alunos seguiram estudos em teatro e cinema, mas o principal objetivo é formar pessoas, transmitir-lhes valores e levá-los a adquirirem um conjunto de competências transversais a várias disciplinas que lhes fiquem para a vida. Nunca selecionou alunos e trabalhou sempre com todos os que manifestaram interesse no projeto.
Distinguido com medalhas de mérito e presença regular nos media locais, sonha agora renovar o palco da escola: pretende investir o prémio em equipamento de luz e som, na melhoria dos bastidores e na criação de um xadrez gigante ao ar livre, promovendo a permanência e o convívio no espaço escolar.
Para o professor Alfredo a escola é, na sua essência, uma preparação para a vida e o papel do professor também passa por desenvolver, no aluno, competências que lhe permitam transformar a informação em conhecimento e, posteriormente, em sabedoria.
Reconhecer e celebrar o papel dos professores
No próximo dia 2 de junho, a Câmara Municipal de Portimão, reconhecendo o meritório trabalho pedagógico desempenhado na comunidade, organizará uma cerimónia de homenagem aquele docente, na qual contará com a presença do presidente do júri do Global Teacher Prize Portugal 2025, Afonso Mendonça Reis.
De notar, que o Global Teacher Prize Portugal voltou a registar um elevado número de candidaturas, com um total de 170 submissões, refletindo o crescente reconhecimento da importância do prémio no panorama educativo nacional.
O vencedor receberá 30 mil euros, verba patrocinada pela Fundação Santander, sendo uma parte destinada a replicar ou amplificar o impacto da solução proposta, e outra parte para uso pessoal do vencedor.
O prémio nacional conta ainda com uma parceria especial com a FNAC e com o Plano Nacional das Artes, sendo um projeto dos ministérios da Cultura e da Educação.
A cerimónia final de premiação do Global Teacher Prize Portugal está marcada para o próximo dia 6 de junho, no MAAT Central, em Lisboa.
Formar sociedades desenvolvidas e justas
Ao apostar no reconhecimento do papel central que os professores têm na formação de sociedades mais desenvolvidas, mais prósperas e justas, a distinção foca-se em três objetivos principais: partilhar boas práticas de evolução e mudança mais adaptadas às novas necessidades; promover um debate construtivo sobre o futuro da educação e os novos desafios; sublinhar a importância do papel dos professores no desenvolvimento da educação e do país.
Uma equipa de auditores independentes valida as candidaturas e um júri multidisciplinar e multinacional (composto por professores, especialistas em educação, jornalistas, empresários, gestores, cientistas) avalia as candidaturas e elege o vencedor, sendo novidade na edição deste ano uma menção honrosa dedicada a educadores de infância, que conta com o apoio da UNICEF Portugal.
Popular em Portimão

Campanha “Comércio do Centro Portimão” distribui 15 mil euros em vales de compras para dinamizar comércio local

Arrebita Portimão regressa com mais um dia, mais chefs e uma "Grande Arrozada" para abrir o apetite

Antiga Lota de Portimão recebe exposição "Da Vinha à Taberna - História do vinho e convívio em Portimão" e "Há Fado na Lota"

Setembro é mês da Semana Europeia do Desporto, de windsurf de topo e da Corrida de Carrinhos de Rolamentos
