Skip to main content

Noitada - Festival de Luz, Arte e Cultura inova e atinge dimensão internacional na segunda edição

17-07-25

Instalações de luz mais espetaculares, experiências visuais imersivas, novos espetáculos criados por artistas internacionais e um recinto alargado a mais zonas da cidade são algumas das novidades que marcam a segunda edição da Noitada - Festival de Arte, Luz e Cultura, nos dias 25 e 26 de julho, e que prometem deixar uma forte marca nas memórias de residentes e visitantes.

 

O evento inédito em Portugal vai voltar a transformar a cidade num espaço surpreendente, onde se cruzam a música, a arte e a cultura, surgindo, este ano, ainda mais ambicioso e inspirador, com motivos de atração para todas as idades.

 

Tal como a edição de 2024, a zona ribeirinha e o centro da cidade vão servir como base para viver uma experiência única, com família e amigos. Não ficam de fora algumas das mais emblemáticas ruas e largos da cidade, que ganham novas cores, não deixando ninguém indiferente a este ambiente vibrante com música ao vivo, performances, instalações de luz e projeções interativas.

 

Se 2024 foi inesquecível, em 2025 a Noitada vai mais longe

 

Após o sucesso da edição do ano passado, em 2025, a experiência de viver “in loco” a Noitada vai ser ainda mais significativa. A participação de artistas internacionais, que idealizaram espetáculos para apresentar neste evento, é apenas um dos pontos fortes da segunda edição.

 

Além do laser show, na ponte velha e sobre o Rio Arade, espetáculo que surpreendeu os participantes no ano passado, nesta segunda edição há também duas apresentações que ganham relevo. O water show, na Fonte da Praça Manuel Teixeira Gomes, e “Eclipse”, um espetáculo de fogo assinado pela “Lights in Motion” que terá lugar no Palco Doca e que trará uma dimensão internacional a Portimão.

 

E se por um lado estão previstas novas instalações de luz, experiências visuais imersivas, muita luz e néons, por outro há um alargamento das zonas da cidade intervencionadas, reforçando a ligação entre os vários espaços urbanos e públicos.

 

 

Além da música, com concertos de diferentes géneros musicais em quatro palcos nos dois dias, há ainda a promessa de um novo olhar aéreo sobre Portimão, que enriquecerá a experiência dos visitantes.

 

Durante dois dias, estão previstas atuações de bandas e artistas como IRIS, Ritual Tejo, Criatura e Coro da Aldeia, The Black Mamba e DJ Nikky com MC Marvão, no palco principal, instalado na Praça da República (Alameda). No Largo da Mó entoam os acordes do fado com Joana Rato, Afonso Silva ou Adiafa, enquanto pela Zona Ribeirinha passam nomes como Domi, Sickonce, The Mirandas ou Os Compotas.

 

Há ainda a Silent Disco, no Jardim 1º de Dezembro, onde os visitantes vão poder dançar ao som de músicas escolhidas individualmente através de auscultadores especiais.

 

Mais do que um evento, uma experiência dos sentidos

 

Com um conceito inovador de celebração urbana, levando as pessoas ao centro e à baixa da cidade para se divertirem, a Noitada não pretende ser apenas mais um evento, destacando-se pela experiência sensorial que provoca nos participantes.

 

Sendo um Festival inédito em Portugal, conquistou, logo na sua primeira edição em 2024, o Prémio de Ouro na 15ª edição dos Eventex Awards, uma das mais prestigiadas distinções globais da indústria dos eventos, à qual se candidataram 1239 eventos de 59 países, confirmando a aposta de sucesso da organização.

 

Um investimento com retorno para a economia local

 

Com um conceito inovador, a primeira edição da Noitada – Festival de Luz, Arte e Cultura – colocou Portimão no centro das atenções, atraindo cerca de 150.000 pessoas. Em 2025, a expectativa é ultrapassar os 200.000 visitantes, confirmando o crescimento deste evento que junta criatividade, tecnologia e património.

 

A forte adesão e a satisfação dos participantes são indicadores claros do seu sucesso: 80% manifestaram vontade de regressar, e 95% recomendariam a experiência a amigos e familiares.

 

De acordo com um estudo realizado para a Câmara Municipal de Portimão pela investigadora Maria João Custódio e investigador Fernando Perna do CiTUR da Universidade do Algarve, a Noitada foi o principal motivo da visita à cidade para mais de metade dos participantes, gerando um impacto económico local de 2,6 milhões de euros. Cerca de 42% deste valor veio de visitantes de fora do concelho, o que comprova a capacidade de atração do evento.

 

A aposta da promotora New Sheet, apoiada pelo Município de Portimão, passa por consolidar esta experiência imersiva como um evento de destaque na rota internacional dos festivais de luz, de forma a que esta festa familiar se eleve cada vez mais na sua reputação, fortalecendo-o como um evento anual conceituado.

 

A Noitada - Festival de Luz, Arte e Cultura é organizado pela New Sheet, com o apoio do Município de Portimão, e as parcerias da Região de Turismo do Algarve, Nina, Associação Cultural Marginália, JC Decaux, Sic e Mega Hits.