
Portimão celebra o Dia Municipal para a Igualdade reafirmando o compromisso com a igualdade de género e a não discriminação
17-10-25
Portimão assinala o Dia Municipal para a Igualdade no dia 24 de outubro com um conjunto de atividades que pretende sensibilizar para a importância de uma sociedade mais inclusiva e mais justa.
Esta comemoração decorre nos dias 23 e 24 de outubro e reforça o compromisso que o Município de Portimão assumiu enquanto agente impulsionador de uma comunidade mais inclusiva, na qual a igualdade de género e o combate à discriminação assumem especial importância.
Neste contexto, serão promovidas uma tertúlia, a apresentação de uma peça de teatro por alunos e alunas da Escola Secundária da Bemposta e um debate, iniciativas abertas a toda a comunidade e que têm como objetivo incentivar a reflexão sobre a igualdade em diferentes áreas da sociedade.
Remetendo para o papel da “Mulher no Desporto”, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes recebe, no dia 23 de outubro, a partir das 19h30, uma tertúlia com três convidadas.
Ana Jorge Duarte, treinadora de ginástica rítmica do Clube Instrução e Recreio da Mexilhoeira Grande (CIRM), Sofia Queiroz, atleta de alta competição e fisioterapeuta da seleção Sub15 feminina, atualmente no Portimonense Sporting Clube, e Vera Silva, diretora do futebol feminino do Futebol Clube de Ferreiras, vão partilhar a sua experiência pessoal como atletas e dirigentes, num debate que conta com a moderação de Nuno Afonso, técnico de desporto do Município de Portimão.
A iniciativa propõe uma reflexão aberta sobre o papel da mulher no desporto, abordando a igualdade de oportunidades, os desafios enfrentados por atletas, treinadoras e dirigentes, e a valorização da presença feminina em todas as dimensões do universo desportivo. A participação é gratuita, mas é necessária inscrição prévia que pode ser efetuada até ao dia 22 de outubro, através do email igualdade.genero@cm-portimao.pt
No Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala no dia 24 de outubro, os alunos e alunas do 11.º ano do Curso Profissional de Interprete ator/atriz da Escola Básica e Secundária da Bemposta sobem ao palco do Auditório daquele estabelecimento escolar para apresentar a peça de teatro “Entre Iguais”.
Estão agendadas duas sessões, uma das quais tem lugar às 10h20 e é direcionada para a comunidade escolar, enquanto a outra será às 18h30 e destina-se ao público em geral. Este espetáculo aborda as questões da igualdade de género de forma direta, recorrendo a técnicas de teatro-fórum do dramaturgo Augusto Boal. Ou seja, o público também é convidado a participar no desenlace das cenas, exercendo uma cidadania responsável.
A peça de teatro, criada especialmente para assinalar esta efeméride em Portimão, vai ser dinamizada por Alice Coelho, Isabel Duarte, Fábio Palminha, Filipa Silva, Georgia Mcnicholl, Janine Souza, Luana Fernandes, Madalena Jerónimo e Melissa Cardoso, que frequentam o 11.º ano do Curso Profissional de Intérprete ator/atriz no Agrupamento de Escolas da Bemposta.
Neste dia está ainda previsto o debate “Entre a Igualdade e o Ódio - O Desafio de Novos Discursos”, às 18h30, no edifício do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT). A iniciativa dirige-se à comunidade escolar e à população em geral, contando com vários oradores, tais como Dora Fonseca, mestre em Direito, Cristiana João, aluna da instituição, a professora doutora Ana Lima, especializada em engenharia informática, o aluno Diogo Ferreira, o professor doutor Paulo Martins, da área de psicologia, e a aluna Denise Madeira.
O debate é organizado pelo ISMAT com o objetivo de impulsionar a reflexão crítica sobre discursos misóginos e os fenómenos digitais extremos de masculinidade tóxica, refere a academia. A ação será enriquecida pelas diferentes perspetivas dos oradores, que versarão as áreas distintas, como a psicologia, o direito e a engenharia informática.
Portimão reforça compromisso para com a igualdade e a não discriminação
Recorde-se que o Dia Municipal para a Igualdade é celebrado pela Câmara Municipal de Portimão, enquanto subscritor do Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação firmado com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Com este protocolo, a autarquia reflete o seu compromisso para com a igualdade de género, dos direitos humanos e da justiça social, que são considerados fundamentais para o desenvolvimento e a paz.
Instrumento fundamental da política autárquica para esta área, o II Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, atualmente em vigor sob o mote “Portimão, Somos Igualdade”, tem como principal objetivo consciencializar todos os que vivem e/ou trabalham no concelho para a igualdade e não discriminação, promovendo o combate aos estereótipos e o respeito pelos direitos de cada indivíduo.
Esta ferramenta de trabalho integra a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação “Portugal + Igual 2018-2030”, que visa contribuir ativamente para a
promoção da igualdade de género, face ao importante papel dos municípios na concretização das políticas públicas destinadas à promoção da igualdade, graças à sua relação de proximidade privilegiada com as populações e entidades locais.
Popular em Portimão

Câmara Municipal de Portimão reforça equipas das escolas com mais assistentes operacionais

3º edição dos “Outonitos de Teatro” promove cultura teatral junto de crianças e jovens

Mercado Municipal de Portimão abre hasta pública
