Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes festeja 32º aniversário com “Sorriso”
24-10-25
No dia 6 de novembro, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes completa 32 anos de serviço público, sendo esta data comemorativa assinalada através da apresentação do espetáculo teatral “Sorriso”, às 18h30, numa iniciativa aberta à população.
Esta performance do Teatro Só, é um espetáculo poético sobre o afeto e as recordações, que se inspira na vida em comum de um velho casal para quem o amor se consumou numa vida de sorrisos.
“A morte de um assombra a solidão do outro. Uma solidão cuja força das lembranças dá vida a fantasmas que não desistem de amar os que ficam, zelosos anjos de guarda, invisíveis amantes cujos beijos são feitos de vento”, descreve a companhia de teatro.
A solidão e o envelhecimento são um tema recorrente nas peças do Teatro Só, que consegue colocar em reflexão os gestos e a gratidão pela existência de memória.
As personagens que interpretam não são tocadas pelo desespero, mas pela importância de algo essencial que torna o ser humano distinto de outros seres.
“A palavra recordação vem do francês recour (re-coração). Recordar é isso: fazer passar pelo coração, uma e outra vez...”, acrescenta esta companhia de teatro portuguesa, sediada em Odemira e com ligações também a Berlim (Alemanha), que já participou em diversos festivais e eventos culturais.
O Teatro Só desenvolve um trabalho multidisciplinar, relacionando técnica de máscara, teatro físico, artes circenses e artes plásticas, privilegiando o teatro imagético, mudo, visualmente poético em que a comunicação entre os atores e o público converge para a potência do gesto.
Os temas tocam diretamente os estigmas sociais, transversais a diversas culturas e gerações, nos quais o público é testemunha de si mesmo, não pelo uso da palavra, mas pela poesia visual e linguagem emocional do corpo.
A peça será será interpretada por Ana Gabriel e Sérgio Fernandes, ator que é também responsável pela encenação e dramaturgia deste espetáculo.
Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes assinala um percurso rico, com mais três décadas de histórias, pessoas, livros e inúmeros eventos culturais que marcaram e continuam a marcar os utilizadores deste importante equipamento cultural do concelho.
A importância para a promoção do livro e da leitura, o combate à iliteracia, a promoção de iniciativas para os mais diversos públicos, a forte componente educativa têm sido sempre uma marca distintiva da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes desde que abriu as suas portas pela primeira vez, em 1993.
É com este sentimento de prestação de um serviço público relevante que a população é convidada a celebrar o seu aniversário, assistindo a este espetáculo, no dia 6 de novembro, a partir das 18h30.

Popular em Portimão
Tomada de Posse dos novos Órgãos Autárquicos de Portimão para o Mandato 2025/2029
Portimão prepara espaço urbano para futuro Bairro Comercial Digital
Igreja Matriz de Portimão recebe concerto que abre 18º Festival Internacional de Órgão do Algarve
Portimão acelera em novembro com grandes eventos desportivos nacionais e internacionais