Skip to main content

“Um Dia na Pré-História” é finalista aos Prémios de Património Ibérico na categoria de “Melhor Projeto de Mediação”

08-11-25

O evento de recriação “Um Dia na Pré-História”, promovido anualmente em maio pelo Museu de Portimão, é candidato aos Prémios de Património Ibérico, na categoria de “Melhor Projeto de Mediação”.

A iniciativa, que tem como cenário habitual os Monumentos Megalíticos de Alcalar e regista uma elevada adesão dos visitantes, será, portanto, um dos destaques da participação do equipamento cultural portimonense nesta edição da AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural, não se esgotando na nomeação.

Ainda que todas as atenções estejam centradas no anúncio dos vencedores, no primeiro dia do evento, o Museu de Portimão estará presente com um stand na área expositiva da Bienal, que decorre em Sintra, nos dias 4 e 5 de dezembro, sob o tema “Centros Históricos”.

Para já, a nomeação como um dos três finalistas é um forte motivo de satisfação para o Município e para o Museu de Portimão, que vê ser reconhecida a importância de “Um Dia na Pré-História” no panorama cultural ibérico, mas também todo o empenho no desenvolvimento deste projeto. Reforça ainda o sucesso da aposta na estratégia de dinamização cultural do concelho e o seu impacto fora do território portimonense.

Recorde-se que os Prémios de Património Ibérico visam distinguir as iniciativas consideradas boas práticas do setor, enaltecendo entidades e profissionais de ambos os países que se destaquem pela excecionalidade dos projetos executados nos últimos dois anos (2024 e 2025). Foi neste contexto que o evento de recriação em Alcalar chegou a finalista nesta categoria, tendo sido um dos três selecionados.

“Um Dia na Pré-História” tornou-se uma referência

Há vários anos que esta recriação tem vindo a afirmar-se pela sua singularidade, especialmente no âmbito do património ibérico, consistindo em replicar, da forma mais fidedigna possível, o quotidiano do período Calcolítico.

O facto de utilizar como pano de fundo os monumentos 7 e 9 da necrópole megalítica de Alcalar cria um ambiente verosímil e, ao mesmo tempo, transporta os visitantes para uma época distante, onde atividades como a caça, a moagem, cozinha, música, tecelagem, transporte de pedras, rituais funerários eram uma realidade do dia a dia.

A inovação, que juntou a produção de uma cerveja pré-histórica ou as diversas temáticas abordadas pela equipa do Museu de Portimão, por voluntários e técnicos de arqueologia experimental são também motivo de gáudio para o público.

Com elevado sucesso, a iniciativa gratuita celebra uma das mais antigas ocupações humanas no concelho de Portimão e convida a comunidade a ser uma parte ativa deste evento, tomando contacto com uma realidade que recua a mais de quatro mil anos no passado, numa vertente que o distingue de outras iniciativas culturais.

Bienal Ibérica evidencia o setor cultural

A participação do Museu de Portimão na 8.ª edição da AR-PA - Bienal Ibérica de Património Cultural, é encarada como uma forte mais-valia, pois o evento promete ser um ponto de encontro privilegiado e um fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas a esta área.

O evento apresenta uma zona expositiva que inclui a presença de diferentes empresas e entidades atuantes no setor, bem como uma outra área onde estarão integradas entidades de ensino e investigação dedicadas à conservação e ao restauro, bem como a ofícios especializados.

O Museu de Portimão estará presente com um stand, destacando-se neste espaço de discussão e reflexão para o setor cultural e para o posicionamento deste face aos desafios que se impõem e com os quais se deparam. 

A AR&PA afirma-se como um evento de referência, dirigindo-se a profissionais e instituições, representando uma mostra da diversidade de atividades científicas e profissionais, da programação social, lúdica e educativa, atestando que pode ser uma fonte inesgotável de inspiração para todos.

A corrente edição da AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é promovida pela Spira, em conjunto com o Município de Sintra e a Fundação Cultursintra, no âmbito das celebrações dos 30 anos da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Toda a informação sobre esta Bienal está disponível para consulta no seguinte endereço  https://bienalarpa.spira.pt/