Exposição “Querubim Lapa - Pintura e Cerâmica” vai ter catálogo inédito
20-01-26
O Museu de Portimão recebe no dia 31 de janeiro, às 16h00, o lançamento do Catálogo da Exposição “Querubim Lapa - Pintura e Cerâmica”, evento que marca o encerramento das comemorações do centenário do nascimento do reconhecido artista portimonense.
A mostra, apresentada ao público entre final de 2024 e abril de 2025, consistiu numa retrospetiva dedicada à sua obra pictórica e cerâmica, numa iniciativa organizada pelo Museu de Portimão. O lançamento deste catálogo é considerado o auge da celebração da efeméride que, no último ano, homenageou Querubim Lapa, natural de Portimão, a 16 de dezembro de 1925, na Rua Infante D. Henrique.
A publicação, que será divulgada ao público este mês, representa um amplo volume de carácter científico que regista a importante mostra individual, a maior realizada até hoje. Reunindo 94 obras produzidas entre 1946 e 1994, foi realizada para proporcionar um conhecimento mais abrangente e aprofundado sobre o trabalho do artista.
Querubim Lapa apresenta um significativo legado como pintor e ceramista, destacando-se por renovar tradições, por assimilar diferentes linguagens e inventar novas técnicas.
Importa salientar que se estreou como pintor neorrealista, explorou a pintura lírica, o informalismo, a pop e colocou a pintura a interrogar-se a si mesma. Em simultâneo, modernizou a cerâmica em Portugal, com uma rara capacidade experimental e notável domínio técnico, dotando-a de possibilidades totalmente inovadoras.
Cinco historiadores de arte especializados nos dois domínios que motivaram Querubim Lapa ao longo da vida, juntam-se neste catálogo inédito para analisar a sua intensa produção artística.
Neste contexto, Sofia Nunes investigou as afinidades existentes entre a obra pictórica e cerâmica a partir da exposição, David Santos interpretou o período neorrealista, Rita Gomes Ferrão ocupou-se dos primeiros trabalhos em cerâmica, Fernando Rosa Dias analisou a pintura informalista e Rosário Salema de Carvalho estudou o valor da geometria na produção azulejar mais tardia do artista.
No total, mais de 100 reproduções de obras e vistas da exposição complementam este volume desenhado por Pedro Falcão, proporcionando ao leitor uma revisitação do percurso expositivo, constituído por sete núcleos, bem como uma leitura autonomizada de cada obra exibida. A tradução dos textos para inglês, por Michael W. Lewis, assegura a divulgação internacional da obra deste artista.
O catálogo “Querubim Lapa: pintura e cerâmica” é uma publicação de valor significativo para dar a conhecer este importante legado para a cultura nacional marcado pela inovação e criatividade artísticas, resultando numa edição conjunta entre a Câmara Municipal de Portimão, o Museu de Portimão e a editora Caleidoscópio.
Marca postal comemorativa (carimbo) de Querubim Lapa
Na sequência deste lançamento, pelas 18h00, terá lugar no hall do Museu a inauguração de uma pequena exposição de selos portugueses relacionados com a pintura e com a cerâmica do século XV ao século XX. Logo de seguida, será efetuado o lançamento de uma marca postal comemorativa (carimbo) de Querubim Lapa, também no hall, evocando filatelicamente o encerramento das comemorações do centenário do nascimento do reconhecido artista portimonense
De referir que, no dia 21 de abril do ano transato, foi emitida a série de oito selos” Vultos da História e da Cultura – 2025”, onde se incluiu um selo dedicado a Querubim Lapa, numa oferta dos Correios de Portugal através da AFAL – Associação Filatélica do Algarve e que irá estar disponível para aquisição na ocasião.