Traineira “Portugal Primeiro” volta à zona ribeirinha de Portimão e será visitável
10-08-23
A traineira “Portugal Primeiro” já está atracada junto ao cais Gil Eanes, após a conclusão do restauro a que foi submetida em resultado do projeto de salvaguarda e valorização de uma das mais carismáticas embarcações do género ligadas ao cerco que operou no porto de pesca de Portimão.
Esta é a primeira fase do projeto “Portugal Primeiro - Uma Traineira com História”, da responsabilidade do Museu de Portimão, a que se seguirá a musealização da embarcação, com recurso a painéis e equipamento interativos que contarão a sua rica história, abordando igualmente a descarga e comercialização do pescado em lota e a importância da construção naval em madeira para a atividade económica do concelho.
Também está prevista a requalificação do cais Gil Eanes, localizado na zona ribeirinha e a poucas dezenas de metros da antiga lota de Portimão, bem como a criação de uma rampa, de forma a permitir ao público visitar o interior da traineira, que começou por ser um galeão a vapor destinado à pesca da sardinha.
O projeto “Portugal Primeiro - Uma Traineira com História” foi candidatado pelo Museu de Portimão ao Programa Operacional Mar 2020, com um investimento elegível total de 621.150 euros e a atribuição de um financiamento de 424.969 euros, tendo a intervenção sido efetuada nos estaleiros navais da Portinave - Sociedade de Construções Navais Portimonense.

Testemunho do rico património marítimo de Portimão
Mandada construir no ano de 1911 pelo industrial conserveiro e armador Júdice Fialho num estaleiro em Vigo, na Galiza, esta foi a embarcação inicial de uma frota de nove galeões, do “Portugal Primeiro” ao “Portugal Nono”.
O “Portugal Primeiro” foi transformado em traineira no ano de 1948, quando foi adaptada ao motor a diesel, mantendo a sua popa em leque, característica distintiva.
Por volta de 1990, e depois de ter estado parada alguns anos no cais de Portimão, o barco foi adquirido pela empresa Ribeiro & Quintas, que o recuperou nos estaleiros da Portinave, mantendo-se no ativo até 2008.
A sua importância para a história de Portimão é assinalável, enquanto testemunho do património marítimo local e de várias atividades com que esteve relacionada, desde a pesca à construção naval e à indústria conserveira, sem esquecer a comercialização de pescado em lota, atividades responsáveis pelo crescimento económico e social da cidade durante o século XX.
Popular em Portimão
Tomada de Posse dos novos Órgãos Autárquicos de Portimão para o Mandato 2025/2029
Portimão prepara espaço urbano para futuro Bairro Comercial Digital
Igreja Matriz de Portimão recebe concerto que abre 18º Festival Internacional de Órgão do Algarve
Portimão acelera em novembro com grandes eventos desportivos nacionais e internacionais