Skip to main content

Portimão na rota da Viagem pelo Clima e rumo à sustentabilidade ambiental

18-09-23

Portimão é uma das etapas da Viagem pelo Clima, competição que percorre o país de norte a sul numa aventura pela sustentabilidade, que se iniciou em Cascais nesta segunda-feira, 18 de setembro.

Esta iniciativa pelo combate às alterações climáticas vai levar 12 participantes, com idades entre os 18 e os 60 anos e organizados nas equipas Água, Terra e Ar, com quatro elementos cada, numa aventura de dez dias que percorrerá todo o país, estando os desafios e atividades a realizar em Portimão marcados para os dias 20, 24 e 25 de setembro, nos quais a comunidade local será convidada a participar.

No dia 20 de setembro, e sob o mote da mobilidade, a equipa Ar deverá cumprir o desafio “Pedala, Portimão!”, organizado um passeio de bicicleta pela cidade, com partida às 9h00 da Escola da Bemposta e utilizando uma das ciclovias existentes.

O percurso incluirá locais que se relacionem com o tema da mobilidade sustentável e no final haverá uma roda de perguntas aos participantes para recolher algumas informações relacionadas com a rede de transportes públicos de Portimão, à forma como habitualmente se deslocam na cidade e o que acham que poderia ser melhorado.

O turismo sustentável dominará 24 de setembro, dia em que o desafio dirigido à equipa Água vai ser “Viagem local até ao fundamental”, com início às 11h00, a partir do Museu de Portimão, e foco no conceito de turismo suave.

Na ocasião serão priorizadas as experiências locais através do respeito pela cultura da terra e a preservação dos pontos turísticos. Para o efeito, alguns turistas vão ser convidados a uma ‘free walking tour’ ao centro histórico da cidade, guiada por portimonenses, que compararão o passado recente da região e a sua indústria com a atualidade, culminando esta atividade numa visita guiada ao Museu.

Por fim, a sustentabilidade e os resíduos pautarão as atividades da equipa Terra no dia 25 de setembro, com início às 10h30 no Centro Comercial Continente.

Sob o desafio “Resíduos Orgânicos: Lixo ou Oportunidade?”, esta ação de sensibilização sobre a importância da separação de resíduos orgânicos decorrerá na forma de conversas com a população local, onde serão passadas informações acerca do potencial da separação destes resíduos e do impacto que têm no meio ambiente, ao mesmo tempo que serão partilhados ensinamentos sobre como fazer essa separação, obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2024.

Para além de Portimão e Cascais, onde a Viagem pelo Clima terminará no dia 27 de setembro, os participantes também visitarão as cidades de Famalicão, Faro, Gouveia, Odemira e Viana do Castelo.

Por um futuro sustentável

A Viagem pelo Clima é uma iniciativa do Cooler World, movimento rumo à neutralidade carbónica criado pela Get2C, consultora especializada em alterações climáticas, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e o apoio do Fundo Ambiental, visando mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática.

De acordo com Luís Costa, partner da Get2C, “para garantirmos um futuro sustentável, devemos reconhecer que a mudança começa nos nossos próprios comportamentos. Cada escolha que fazemos no presente molda o mundo que deixaremos para as próximas gerações.”

A competição é estruturada como um jogo e recorre a uma moeda fictícia - “Clima” - para a gestão de recursos e avaliação dos resultados, moeda essa que integra quatro vetores de avaliação: emissões de CO2, tempo, consumo de água e dinheiro, comportando vários desafios nas mais diversas áreas (mobilidade, energia, água, economia circular, florestas e uso do solo ou turismo sustentável), ao longo do percurso que integra os sete municípios parceiros da iniciativa.

A equipa vencedora será a que efetuar o percurso da forma mais sustentável, ou seja, a que gastar menos “Climas”, e terá como prémio a oportunidade de assistir à Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - COP28, que se realiza no Dubai entre 30 de novembro de 12 de dezembro deste ano.

Em prol da neutralidade carbónica

Entre os objetivos da competição, constam a mobilização da sociedade portuguesa para a urgente transição climática, em particular no que toca à sensibilização das autarquias para a descarbonização, através da demonstração da influência dos estilos de vida de cada pessoa em termos de pegada de carbono e pegada hídrica, analisando o impacto das escolhas e comportamentos no dia a dia.