
Ruy de Carvalho abrilhanta programação dos Outonos de Teatro
02-10-23
Até final do ano, o Município de Portimão vai receber diversos espetáculos no âmbito dos Outonos de Teatro 2023, iniciativa de âmbito cultural que visa criar junto do público o gosto pelas artes de palco, sendo de destacar na programação a presença do consagrado ator Ruy de Carvalho, expoente nacional das artes cénicas.
A programação arrancou com a peça de teatro “A Máquina do Sentir”, que o GRUPO - Teatro Sénior da Freguesia de Portimão levou à cena em 22 e 23 de setembro no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.
As atuações desta criação coletiva integraram a 21.ª Semana Sénior, organizada pela Junta de Freguesia de Portimão, e reuniram 12 atores e dois contrarregras, com idades entre os 55 e os 92 anos, tendo o GRUPO protagonizado 65 espetáculos desde que foi fundado, em 2006.
“Ruy, a história devida”
Na noite de 14 de outubro, a partir das 21h00, o Grande Auditório do TEMPO será palco do espetáculo “Ruy, a História devida”, durante o qual Ruy de Carvalho abrirá o coração e contará histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira, de amor, de humor e de emoções.
Na companhia do seu colega de profissão Luís Pacheco, o ator promete revelar a sua faceta menos conhecida de contador de histórias, desafiando o público a colocar questões, o que poderá transformar este espetáculo numa conversa intimista entre amigos.
Os bilhetes para o espetáculo, produzido pela Yellow Star Company, custam 15 euros e podem ser adquiridos na BOL e nos locais habituais.
Lembrando os tempos de ditadura
Os Outonos de Teatro continuarão na noite de 17 de novembro, quando o TEMPO receber a Companhia Lendias d’Encantar, que apresentará o espetáculo “No Limite da Dor”, integrado na programação das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 em Portimão.
Em cena desde 2014, a peça tem interpretação a solo de António Revez e é baseada no programa de rádio da Antena 1 de Ana Aranha, bem como no livro com o mesmo nome de Carlos Ademar, recordando os tempos de ditadura e dos interrogatórios levados a cabo pela PIDE na forma de testemunhos reais de quatro portugueses que viveram esses tempos de terror.
Os bilhetes para o espetáculo custam 6 euros e podem ser adquiridos na BOL e nos locais habituais.
Teatro para todas as idades
As iniciativas seguintes terão como denominador comum o projeto “Odisseia Nacional” do Teatro Nacional D. Maria II, que durante 2023 está a disseminar a sua atividade artística, envolvendo as populações, os agentes culturais e as administrações autárquicas de mais de 90 concelhos.
Num primeiro momento, marcado para 25 de novembro, serão abrangidos os centros comunitários de Portimão, com a produção “Cartografia dos Desejos”, seguindo-se o espetáculo “Falas estranhês?”, a apresentar nos jardins de infância do concelho em 29 e 30 de novembro, enquanto a atuação do dia 2 de dezembro destinar-se-á às famílias.
Ainda no âmbito da Odisseia Nacional, o derradeiro espetáculo dos Outonos de Teatro realiza-se a 2 de dezembro no TEMPO, com “O Misantropo”, por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir do clássico de Molière, expoente da dramaturgia mundial.
Com encenação de Mónica Garnel, a peça será interpretada por Ana Guiomar, Inês Vaz, Joana Bernardo, João Vicente, José Neves, Manuel Coelho, Manuel Moreira e Mário Coelho.
Popular em Portimão

Campanha “Comércio do Centro Portimão” distribui 15 mil euros em vales de compras para dinamizar comércio local

Arrebita Portimão regressa com mais um dia, mais chefs e uma "Grande Arrozada" para abrir o apetite

Antiga Lota de Portimão recebe exposição "Da Vinha à Taberna - História do vinho e convívio em Portimão" e "Há Fado na Lota"

Setembro é mês da Semana Europeia do Desporto, de windsurf de topo e da Corrida de Carrinhos de Rolamentos
