Skip to main content

Oficina de circo inclusiva marca Dia Municipal para a Igualdade em Portimão

23-10-23

Portimão assinala amanhã, 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade com uma oficina de circo inclusiva especialmente dirigida a crianças e jovens de diferentes níveis de capacidade, física e intelectual, que poderão experimentar de forma livre as técnicas e disciplinas circenses.

Esta atividade é organizada pelo Município de Portimão e dinamizada pelo Circo Vagamundo, um projeto social e educativo que promove o desenvolvimento físico e emocional através das diferentes disciplinas e técnicas das artes de circo.

Devido às condições climatéricas adversas, a atividade terá lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, estando agendada para as 10h30 uma sessão com 14 alunos da Escola E.B. 2,3 Prof. José Buísel e 12 alunos da Escola da Bemposta (CAA/Unidade Especializada), enquanto a sessão da tarde começará às 14h00 e terá a participação de 24 alunos da CRACEP - Cooperativa de Reeducação e Apoio ao Cidadão Excepcional.

Debate sobre inclusão

O ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes também se associa ao Dia Municipal para a Igualdade com o encontro “Inclusão da Teoria à Prática”, marcado para as 18h30 de 24 de outubro nas suas instalações e aberta à comunidade. A participação é assegurada através de inscrição gratuita e obrigatória em https://tinyurl.com/ysvjsx6c

Com dois momentos, o encontro abre com o painel "A inclusão na perspetiva do Direito e da Psicologia", moderado pelo professor Rui Loureiro e a participação do professor doutor Miguel Santos Neves (Departamento de Direito e Ciências Sociais do ISMAT) e do professor doutor André Tavares Rodrigues (Departamento de Psicologia e Educação Física do ISMAT).

Segue-se um segundo momento aberto ao debate, sob o tema "E na prática? O que facilita a inclusão?", moderado pela professora doutora Marina Carvalho (ISMAT/CHUA-Centro Hospitalar Universitário do Algarve) e da professora doutora Ana Reyes, (ISMAT) e com participação da doutora Inês Reis (Teia d'Impulsos), doutora Ventura (Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos), doutora Maria do Carmo Cruz e doutora Flávia Polido (Hospital de Dia de Psiquiatria/Unidade de Portimão do CHUA) e doutor Nuno Neto (Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve).

Em paralelo, poderá ser apreciada nas instalações do ISMAT uma exposição de desenho sobre igualdade, organizada pelo Departamento de Arquitetura, Artes e Design.

Estas atividades previstas para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade em Portimão fazem parte da Agenda Nacional da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, sendo de referir que o ISMAT integra o iGen – Fórum Organizações para a Igualdade e colabora com o Município de Portimão na execução do Plano Municipal para a Igualdade, como um dos membros da Equipa Local para a Igualdade (EIVL) de Portimão.

Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação

Sob o mote “Portimão, Somos Igualdade”, o II Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação foi apresentado em novembro de 2022 e tem como principal objetivo consciencializar todos os que vivem e/ou trabalham no concelho para as questões da igualdade e não discriminação, no combate aos estereótipos, no respeito à individualidade e à igualdade de direitos em toda a sua dimensão.

Este instrumento local de trabalho integra a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação “Portugal + Igual” 2018-2030, visando contribuir ativamente para a promoção da igualdade de género, face ao importante papel dos municípios na concretização das políticas públicas destinadas à promoção da igualdade, por via da relação de proximidade privilegiada com as populações e entidades locais.