
Dias de Percussão regressam a Portimão entre 9 e 12 de fevereiro
12-01-24
De 9 a 12 de fevereiro, os Dias de Percussão (DPP’24) regressam a Portimão com uma programação diversificada, que se estende da música contemporânea e clássica ao jazz, numa iniciativa d’O Corvo e a Raposa Associação Cultural que visa promover esta expressão musical como linguagem artística universal de união e diálogo.
Nesta terceira edição, inserida nas comemorações dos 50 Anos de Democracia e sob direção artística de Vasco Ramalho e Daniela Tomaz, marcarão presença artistas de renome nacional e internacional, como Taranum Ensemble (Afghanistan National Institute of Music Portugal), Maryam Hatef, Vasco Ramalho, Aldovino Munguambe, André Dez, Marisa Paulo, Tiago Manuel Soares e Andrés “Pancho” Tarabbia.
Com já vem sendo habitual, os protagonistas dos DPP’24 entrarão em diálogo com a comunidade portimonense e artistas residentes na região algarvia, de que são exemplos os alunos do Curso Integrado de Música e do Curso Profissional de Jazz do Agrupamento de Escolas da Bemposta, Portimão, os jovens percussionistas do Algarve Grupo de Percussão Contemporânea, que estrearão a encomenda musical feita pela organização ao compositor Filipe Fernandes, e o Ensemble de música de câmara Algarve Camerata, sob direção do maestro João Rocha.
Do programa fazem parte a realização de uma jam session e três concertos, cujo variado repertório estará ligado ao mundo da percussão erudita, com peças de música clássica, tradicional portuguesa e do mundo.
Também integram a agenda uma conversa online como mote pré-evento, para discussão e divulgação com os artistas do DPP’4, marcada para 26 de janeiro, além de duas ações de sensibilização e proximidade em formato desfile no espaço público, com atuação dos Bomboémia - Grupo de Percussão da Universidade do Minho e das Batucadeiras Esperança e Paz, e ainda cinco oficinas de percussão dirigidas ao público infantojuvenil e nas quais participarão os artistas do festival.
A edição de 2024 projetar-se-á em rede, numa articulação com as potencialidades dos equipamentos culturais da cidade (TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Auditório do Museu de Portimão, Casa Manuel Teixeira Gomes, antiga Lota de Portimão e sede da Sociedade Vencedora Portimonense), não sendo esquecido o espaço público, do centro histórico, da zona ribeirinha de Portimão e da área exterior do Museu de Portimão, até ao centro da vila de Alvor.
O projeto DPP’24 é apoiado pela República Portuguesa/Direção-Geral das Artes (eixo Programação), tendo o Município de Portimão como parceiro estratégico, e conta com os apoios do Agrupamento de Escolas da Bemposta, Juntas de Freguesias de Portimão e Alvor, Antena2, Rádio Portimão e jornal Barlavento.
Os bilhetes estão à venda em https://portimao.bol.pt/, na bilheteira do TEMPO (de terça a sábado entre as 13h00 e as 18h00 e em dias de espetáculo até ao seu início), no Museu de Portimão (às terças das 14h30 às 18h00 e de quarta a domingo das 10h00 às 18h00), bem como nos outros locais habituais.
A programação completa dos Dias de Percussão 2024 pode ser consultada AQUI
Popular em Portimão

Campanha “Comércio do Centro Portimão” distribui 15 mil euros em vales de compras para dinamizar comércio local

Arrebita Portimão regressa com mais um dia, mais chefs e uma "Grande Arrozada" para abrir o apetite

Antiga Lota de Portimão recebe exposição "Da Vinha à Taberna - História do vinho e convívio em Portimão" e "Há Fado na Lota"

Setembro é mês da Semana Europeia do Desporto, de windsurf de topo e da Corrida de Carrinhos de Rolamentos
