Casa Manuel Teixeira Gomes recebe 1.ª Gala dos Pequenos Compositores
14-02-24
A Casa Manuel Teixeira Gomes recebe a partir das 15h00 do próximo dia 24 de fevereiro a 1.ª Gala dos Pequenos Compositores, na qual participarão 13 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos, cujas interpretações serão comentadas pela maestrina convidada Luiza Dedisin.
A gala é promovida pelo Studio V – Música Livre, criado no âmbito do ensino particular com o objetivo de desenvolver artística e criativamente os seus alunos, tendo como mentor e diretor pedagógico o professor Luís Fonseca.
O docente possui mestrado nas áreas de Formação Musical e Classes de Conjunto e tem mais de 30 anos de experiência de lecionação, passando pelos Conservatórios de Portalegre, Elvas, Albufeira (diretor pedagógico), Escola Básica e Secundária da Bemposta, Escola Básica 2/3 Dom Martinho Castelo Branco e Escola Básica 2/3 Professor José Buísel, todas em Portimão, assim como noutras escolas de ensino particular do país.
Conta com alguns trabalhos editados como compositor de música tradicional portuguesa e criou duas associações dedicadas a esta expressão artística no Alentejo, os “Cantalagoa” de Alagoa, concelho de Portalegre, e os “Gáfete a Cantar” de Gáfete, concelho do Crato.
Em 2022 e 2023 foi premiado pelo Festival Internacional da Canção Infantil e Juvenil Chaminé d’Ouro, nas rubricas de melhor canção juvenil e melhores canções de Portimão, dedicando-se atualmente, e em exclusivo, aos 34 alunos do Studio V, sediado nesta cidade.
As 13 obras da gala agendada para 24 de fevereiro foram compostas pelos futuros compositores a partir de uma pequena melodia, posteriormente desenvolvida, e vão ser comentadas na ocasião por Luís Fonseca e pela maestrina Luiza Dedisin.
Iniciando a sua educação musical aos 6 anos na Moldávia, Luiza Dedisin mudou-se para Portugal aos 13 anos. Concluiu os estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, teve aulas com reconhecidos músicos e fez parte do Coro Gulbenkian durante cinco anos, cantando nas principais salas europeias.
A maestrina desenvolveu uma paixão pelo canto lírico, estudando voz no Conservatório Nacional de Lisboa e mais tarde obteve o diploma de Mestrado no Conservatório de Amesterdão, tendo já participado em projetos de destaque, como a Gala da Ópera da Festa do Avante ou a abertura do Centro Cultural Akoesticum, nos Países Baixos.