
Exposição “Cores da Terra e do Mar“, de José Vila
No dia 17 de maio, e no âmbito do aniversário do Museu de Portimão, está marcada para as 17h00, a inauguração da exposição “Cores da Terra e do Mar “, de José Vila (1944-2021), que nos apresenta um percurso retrospetivo dos seus 64 anos de atividade como pintor, desde o seu primeiro quadro pintado aos 13 anos, em 1957, até às suas últimas obras de 2021, aos 77 anos.
José Duarte Martins da Silva (1944-2021), mais conhecido por José Vila, é natural da Mexilhoeira-Grande /Portimão), tendo frequentado os Cursos de Pintura e Desenho do ARCO e Mosaico e História de Arte do IADE. Durante a sua juventude, com grande entusiasmo e intensidade, declamava aos seus amigos versos do escritor, poeta e ativista colombiano José Vargas Vila, sendo essa uma das razões porque passou a ser tratado, como Vila.
Mas seria na sua terra natal, na “Adega Vila Lisa”, aberta em 1981, com o seu amigo José Lisa, que José Vila se viria a tornar num construtor de uma muito particular forma de convivio comensal e gastronómico, através da oferta da autenticidade e simplicidade do sabor dos produtos algarvios, partilhando a expressiviade estética das suas pinturas, que podemos observar nesta exposição “CORES DA TERRA E DO MAR”.
Esta exposição, propõe-nos uma viagem retrospetiva dos 64 anos da sua atividade como pintor, desde o seu primeiro quadro pintado aos 13 anos, em 1957, até às suas últimas obras de 2021.
O percurso da sua criatividade artística, cedo se caraterizou pela liberdade no uso e aplicação das cores e de uma diversidade de mistura de tons, formas, linhas, texturas e materiais, expressando as suas emoções e experiências através de uma linguagem informalista, rompendo com qualquer representação figurativa.
Pinceladas livres, vigorosas e expressivas devolvem a sua espontaneidade, sem regras rígidas ou preocupações com a estética tradicional, valorizando sobretudo a energia do movimento dos seus gestos no processo criativo.