
Dia Nacional do Pescador
No âmbito do Dia Nacional do Pescador, que se assinala a 31 de maio, o Município de Portimão, através do Museu da cidade, irá dedicar a efeméride à comunidade piscatória de Alvor, que constitui um marco na identidade do concelho pelo seu profundo envolvimento com a faina marítima.
O programa criado para o Dia Nacional do Pescador tem como objetivo sensibilizar para a importância da pesca artesanal local enquanto parte do património marítimo das comunidades locais e atividade sustentável que deve ser valorizada com vista à sua perpetuação.
O programa contará com várias atividades no espaço da antiga lota de Alvor, na zona ribeirinha em frente ao Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor (CISA) e no próprio Centro Interpretativo.
31 de maio
Arraial “Tá tudo xaringado!” (19h00 às 23h00), lota de Alvor e zona ribeirinha em frente ao Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor)
Comes e bebes com bifanas, bebidas, filhós e doces
Animação Musical
20h00- 21h00 – Fado com Cremilde Lourenço
21h30- 23h00 – Baile com Miguel Martins
1 de junho
Mercadinho de peixe (9h00- 14h00)
O pescador vende diretamente ao consumidor na antiga lota de Alvor
Tertúlia “Conversa com sabor a mar” (Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor, 15h30)
Este ano, a reflexão será sobre a importância da valorização da pesca artesanal enquanto atividade sustentável para o setor e para o desenvolvimento das comunidades marítimas. Com processos de trabalho seletivos que resultam num pescado específico e de elevada qualidade e frescura para a saúde e qualidade de vida das populações, a perpetuação deste tipo de pesca passa pela valorização do pescado e do pescador.
Pretende-se, por isso, abordar alguns exemplos de boas práticas, quer no âmbito da investigação/ gestão dos processos de trabalho e recursos piscatórios, como é o caso do projeto Carefish/Catch, a cargo do CCMAR, ou o trabalho desenvolvido pelo IPMA em torno da pesca artesanal; quer no âmbito da ação de algumas associações de armadores/pescadores, ou OPs, que no terreno implementam projetos que contribuem, por exemplo, para encurtar os circuitos de comercialização e promover uma relação de proximidade e confiança entre quem pesca e quem consome, como é o caso do projeto Cabaz Fresco Mar, criado pela Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta.
Convidados para a tertúlia:
Ana Marçalo – CCMAR – Projeto Carefish/Catch
Miguel Gaspar – IPMA Olhão
Sónia Olim – Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta – projeto Cabaz Fresco Mar
Nelson Caracol – Associação dos Pescadores Profissionais de Alvor
Docapesca, Portos e Lotas, S.A.
Moderação pelo Dr. Pedro Valadas Monteiro, Vice-Presidente da CCDR Algarve
O programa criado para o Dia Nacional do Pescador 2025 é uma iniciativa do Município de Portimão, através do Museu de Portimão, e conta com a parceria da Junta de Freguesia de Alvor, bem como da Associação dos Pescadores Profissionais de Alvor e da Docapesca, Portos e Lotas S.A.
Popular em Portimão

Corrida Fotográfica, exposição e livro de José Vila celebram 17.º aniversário do Museu de Portimão

Dia Mundial da Abelha assinalado em Portimão

ALGARSAFE’25 leva o melhor da Proteção Civil e do Socorro ao Parque de Feiras e Exposições de Portimão

“Teixeira Gomes - Arte e Diplomacia séc. XX-XXI” com Seixas da Costa e Luis F. Castro Mendes
