
"Deambulações na minha rua"
O AEMTG insere-se e é reflexo de uma cidade/ concelho que se tem vindo a caracterizar pelo mosaico multicultural que alberga, não só com o Turismo sazonal, que recebe gentes de todas as latitudes, como também com os movimentos migratórios mais permanentes. Ao olhar para esta dinâmica cultural, compreendeu-se que seria uma mais-valia empreender um novo olhar pelo local onde se vive, estuda e/ ou trabalha. Um “olhar” individual/ subjetivo/ afetivo dos nossos alunos para chegar a um olhar coletivo e artístico da geografia topográfica e humana deste “Portimão: entre gentes e culturas (Identidade/Liberdade/Democracia)”, sendo este o tema do Projeto Cultural de Escola do AEMTG.
A atividade génese do PCE foi “Deambulações na minha rua”, que surgiu do trabalho, em sala de aula, do estudo de Cesário Verde, o poeta que deambulava por Lisboa e a poetizou através do seu olhar lírico e crítico. Também Manuel Teixeira-Gomes compôs textos belíssimos sobre a sua cidade e daqui se expandiu esta forma de ver a cidade de Portimão num processo criativo em várias linguagens artísticas - plástica (instalação de cadeiras), performativa e digital (documentário vídeo do processo) a desenvolver com o apoio de uma artista pedagogo, com o grupo de alunos de PLNM e com os alunos da turma do 12.º P da ESMTG.
Esta é uma das visões literárias resultantes da memória afetiva de Manuel Teixeira-Gomes sobre a cidade onde nasceu:
“Portimão (…), não se vê do mar: fica recolhida na bacia do rio Arade, encostada quase às faldas da serra, que lhe serve de fundo, e tendo fronteira uma pitoresca aldeia, em forma de pirâmide, que se chama Ferragudo. (…)
Na Praia da Rocha. A atmosfera está tão cristalinamente, tão etereamente pura que tudo parece pegado em esmalte: os rochedos, o mar, o céu; os campos; as manchas de translúcido sinople das alfarrobeiras; os riscos de saturnino “kaoli” das figueiras enramadas, mas sem folhas; os laivos de “ripoli” ainda fresco das casas caiadas… (…).”
Manuel Teixeira-Gomes, Regressos, Quetzal/ Terra incógnita, 1.º ed., 2024, pp.84 – 85.
A inauguração terá lugar no dia 4 de junho, pelas 19h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes.
Horário: Terça a Sexta-feira 10h00 às 12h30
14h00 às 17h00
Sábado: 14h00 às 17h00