Exposição de Fotografia e Painéis Têxteis na CMTG
“Fotografias Musicadas II, 2025”, é o título da exposição de Maria João Cerol, que será inaugurada no dia 14 de fevereiro, na Casa Manuel Teixeira Gomes.
Trata-se de 14 imagens captadas em diferentes espaços e momentos, em que é procurado um certo equilíbrio entre as formas e as cores.
Como uma espécie de "tributo", é feita uma homenagem a pessoas e/ou instituições que marcaram definitivamente a vida de Maria João Cerol, do ponto de vista musical e humano.
A cada Fotografia foi associado um “Estudo” para Flauta Transversal, assim como um Painel Têxtil.
“Fotografias Musicadas II” (14 fotografias e 14 painéis têxteis).
Serão interpretadas na flauta transversal composições de Amílcar Vasques-Dias, Christopher Bochmann, Eurico Carrapatoso, Jorge Salgueiro, Manuel Pedro Ferreira, Nicholas Jones, Pedro Carimbo, Pedro Serpa e Vasco Pearce de Azevedo.
Maria João Cerol nasceu em Lagos, no dia em que se comemora o feriado municipal (dia de São Gonçalo), 400 anos depois de D. Sebastião ter elevado Lagos a Cidade.
Em 1986 foi para a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, no edifício Conde Ferreira (Escola Primária até 1980), onde aprendeu a tocar flauta transversal com o maestro, José António Flosa. Em 1988 ficou registada como aluna número um da Academia de Música de Lagos. A partir de 1991 passou a estudar na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa (Convento do Carmo, Bairro Alto), na classe de Flauta Transversal de Iwona Saiote (Curso Básico) e posteriormente de Carlos Franco (Curso Complementar).
Licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em 1999. Foi colaboradora da Academia de Música de Lagos e do Conservatório de Portimão entre 1999 e 2018, onde introduziu o “Método Infantil de Flauta” (que concebeu para crianças entre os 4 e os 9 anos de idade) e fundou o “Ensemble de Flautas Vicentino”. De 2018 a 2023 foi docente de Flauta Transversal (Ensino Integrado) na Escola EB 2, 3 José Buísel, Portimão. Atualmente é Professora Contratada, de Educação Musical, no Agrupamento de Escolas da Bemposta, Portimão.
Atua regularmente em Recitais a Solo e com o seu marido, o pianista João Luís Rosa.
Nas Artes Plásticas, entre 1995 e 2015, dedicou-se às Colagens tendo recebido, entre outros, o Prémio Professor Reynaldo dos Santos (ex-aequo), em 1998. Nas exposições individuais contou com a colaboração, com textos inéditos, de vários Escritores Portugueses, como Lídia Jorge, Casimiro de Brito, Matilde Rosa Araújo, Alice Vieira e José Jorge Letria, entre outros.
Na Fotografia, a partir de 2020, apresentou a “Exposição de Fotografias Musicadas”, com composições para flauta transversal de Armando Mota, Hugo Maia, Jorge Salgueiro, Manuel Pedro Ferreira, Nuno Sequeira Rodrigues, Pedro Louzeiro e Tiago Cutileiro. Neste momento apresenta “Fotografias Musicadas II” (14 fotografias e 14 painéis têxteis).
A 7 de março às 16h00, o encerramento contará também com recital de flauta transversal.