
“Biblioteca de Cordas e Nós”, de José Antonio Portillo marca estreia da programação de Lavrar o Mar no centenário de Portimão
18-03-24
Espetáculo será apresentado em várias sessões, entre 23 e 31 de março, numa estrutura móvel instalada na Antiga Lota, na Zona Ribeirinha da cidade.
No âmbito das comemorações do primeiro Centenário da Elevação de Portimão a Cidade (1924-2024), a Lavrar o Mar - Cooperativa Cultural irá apresentar a “Biblioteca de Cordas e Nós”, de José Antonio Portillo, entre 23 e 31 de março, na Antiga Lota, na Zona Ribeirinha.
Este será o primeiro espetáculo da programação artística criada e apresentada pela Lavrar o Mar Cooperativa Cultural para assinalar esta importante efeméride, com diversos momentos a decorrer até ao final do ano, numa parceria estabelecida com o Município de Portimão.
A “Biblioteca de Cordas e Nós” está instalada na Antiga Lota, na Zona Ribeirinha de Portimão, e contará com quatro sessões para o público escolar do primeiro ciclo, entre 19 e 22 de março, às 10h30, estando a participação das turmas já selecionada e agendada.
Estão ainda previstas sessões nos dias 23 e 24 de março e 28 a 31 de março, às 17h00, abertas ao público geral, com duração aproximada de 60 minutos. Os bilhetes custam cinco euros para adultos e três euros para as crianças dos 6 aos 12 anos, sendo a lotação limitada a 30 lugares. As entradas podem ser adquiridas online em https://lavraromar.bol.pt ou, presencialmente, no Teatro Municipal de Portimão e no Museu de Portimão.
O espetáculo conta com a participação artística de Matilde Real e Rita Rodrigues e produção executiva da Unnica Arts, além dos apoios do Centro de Pedagogia e Animação, do Centro Cultural de Belém e do Theater Hetpalais d’Anvers (Bélgica).
Esta será uma oportunidade para tomar contacto com o projeto criado por José Antonio Portillo a partir de um trabalho escolar e comunitário, agora apresentado em Portimão após ter percorrido diversos pontos da Europa nas últimas duas décadas.
O objetivo do autor, com esta instalação-espetáculo, é dar relevância à importância de escutar o silêncio, de ver, tocar, refletir e experimentar. A biblioteca móvel é uma estrutura circular de madeira que guarda diversos manuscritos, textos nunca publicados, partituras, desenhos e muitos outros objetos, como, por exemplo, cilindros cheios de mensagens feitas de cordas e nós.
Ainda neste contexto, no ano em que se celebra o 100.º aniversário de elevação de Portimão a cidade, o Município apresenta uma programação baseada na memória, no presente e no futuro, inspirada nas pessoas. Sob o mote “Portimão, a nossa cidade”, o programa comemorativo é dirigido a diferentes públicos e dá a conhecer as raízes de uma terra ímpar, enquanto repensa a história, através de diferentes eventos, como espetáculos de música, exposições, seminários e cinema, lançamento de obras literárias sobre o Presidente-escritor Manuel Teixeira Gomes, o portimonense patrono da cidade.
Bilhetes à venda AQUI.
Popular em Portimão

Campanha “Comércio do Centro Portimão” distribui 15 mil euros em vales de compras para dinamizar comércio local

Arrebita Portimão regressa com mais um dia, mais chefs e uma "Grande Arrozada" para abrir o apetite

Antiga Lota de Portimão recebe exposição "Da Vinha à Taberna - História do vinho e convívio em Portimão" e "Há Fado na Lota"

Setembro é mês da Semana Europeia do Desporto, de windsurf de topo e da Corrida de Carrinhos de Rolamentos
