
Fotojornalista Marques Valentim regressa a Portimão para mostrar "Memórias de Abril"
15-04-24
A exposição fotográfica "Memórias de Abril", de Marques Valentim, será inaugurada na Casa Manuel Teixeira Gomes no próximo dia 18 de abril, pelas 18h00, no âmbito das comemorações do 50° aniversário da Revolução dos Cravos em Portimão.
Esta mostra marca o regresso do conceituado fotojornalista à cidade, depois da exposição "E depois do Adeus - Fotografias com História", que em 2023 esteve patente no Museu de Portimão, uma das primeiras iniciativas do Município relativa à programação de meio século em democracia.
Com "Memórias de Abril", Marques Valentim volta a apresentar muitas das imagens inéditas que captou durante o seu percurso profissional, as quais poderão ser vistas num equipamento cultural emblemático para Portimão, como é a Casa Manuel Teixeira Gomes.
Além dos Capitães de Abril, onde se destaca Salgueiro Maia como um dos rostos do Dia da Liberdade, o conjunto em exposição é composto por várias fotografias dos principais líderes políticos, bem como de todos os Presidentes da República e primeiros-ministros que lideraram os destinos do país desde o 25 de Abril e ao longo destas cinco décadas.
Não se limitando ao interior da Casa Manuel Teixeira Gomes, a mostra integra ainda dez imagens colocadas na fachada exterior do edifício, impressas em ‘telas’ de grande dimensão e iluminadas durante a noite, que pretendem chamar a atenção de quem passa nesta zona da cidade para a importância deste período da história portuguesa.
Nascido em Cascais no ano de 1949, Marques Valentim concluiu o curso de Fotografia e Cinema nos Serviços Cartográficos do Exército, em Lisboa. Posteriormente, fez comissão de serviço militar obrigatório como furriel miliciano foto-cine, em Moçambique.
Iniciou carreira no fotojornalismo após o 25 de Abril de 1974, com trabalhos para a Agência Europeia de Imprensa e para o diário “A Luta”, no qual permaneceu até ao momento da extinção da publicação, em 1979. Integrou a equipa que lançou o “Correio da Manhã”, tendo, mais tarde, entrado para o “Portugal Hoje”, onde permaneceu até 1982, ano que marcou o fim deste matutino. Em 2001, recebeu uma menção honrosa atribuída pela revista “Visão” e relacionada com o prestigiado concurso de fotojornalismo promovido por esta publicação semanal.
A exposição "Memórias de Abril" tem entrada livre e poderá ser visitada até 31 de maio próximo.
Popular em Portimão

Campanha “Comércio do Centro Portimão” distribui 15 mil euros em vales de compras para dinamizar comércio local

Arrebita Portimão regressa com mais um dia, mais chefs e uma "Grande Arrozada" para abrir o apetite

Antiga Lota de Portimão recebe exposição "Da Vinha à Taberna - História do vinho e convívio em Portimão" e "Há Fado na Lota"

Setembro é mês da Semana Europeia do Desporto, de windsurf de topo e da Corrida de Carrinhos de Rolamentos
