Portimão volta a receber a maior exposição de fotojornalismo do mundo
12-07-24
A World Press Photo (WPPh) está de regresso a Portimão entre 29 de julho e 20 de agosto, expondo no edifício da antiga Lota e zona adjacente os trabalhos vencedores da mais recente edição, que revelam histórias do ano com destaque para os impactos da guerra na população civil ou a emergência climática, registados pelos media ao longo de 2023.
O concurso engloba imagens de África, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Sudeste Asiático e Oceânia, tendo cada região quatro categorias: Singles, Stories, Long-Term Projects e Open Format.
Os vencedores do concurso regional do World Press Photo 2024, incluindo menções honrosas, são fotógrafos de 24 países: Argentina, Austrália, Azerbaijão, Brasil, Canadá, China, República Democrática do Congo, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Irão, Japão, Mianmar, Palestina, Peru, Filipinas, Sul África, Espanha, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Estados Unidos, e Venezuela.

Com inauguração marcada para as 18h30 de 28 de julho, a mostra é composta por imagens que representam notícias e momentos relevantes, desde as guerras em Gaza e na Ucrânia até à migração, focando ainda a família e a demência. São histórias, contadas atrás de uma lente, de desespero e fome, guerra e perda, mas também perseverança e coragem, amor e sonhos.
Os 24 vencedores regionais e as seis menções honrosas foram escolhidos por um júri independente, a partir de mais de 61.062 inscrições de 3.851 fotógrafos, oriundos de 130 países, tendo sido selecionados quatro vencedores globais: Fotografia do Ano – Mohammed Salem, Reuters / “Uma mulher palestina abraça o corpo da sobrinha”; História do Ano – Lee-Ann Olwage, Geo / “Valim – babena”; Projeto de Longa Duração – Alejandro Cegarra, The New York Times/Bloomberg / “As duas paredes”; Formato Aberto – Julia Kochetova / “A Guerra é Pessoal”.
Cada um dos fotógrafos vencedores está íntima e pessoalmente familiarizado com os seus temas e isso ajudou-os a captarem uma compreensão mais profunda sobre a esperança, a empatia e a compaixão.

A nata do fotojornalismo mundial
Fundada em 1955 na Holanda, a WPPh é uma organização não governamental sem fins lucrativos que promove o fotojornalismo e a liberdade de informação e de expressão, realizando vários eventos nesta área, com destaque para o mais prestigiante concurso de fotojornalismo e fotografia documental.
Recorde-se que, a convite da Associação Cultural Música XXI, Portimão integrou ininterruptamente, entre 1999 e 2011, o roteiro mundial da WPPh, tendo sido mesmo - em várias edições - a primeira cidade portuguesa a exibir as fotos vencedoras e a receber muitos dos fotógrafos vencedores do concurso.
Fazem parte do itinerário da exposição World Press Photo 2024 cidades como Amesterdão, Mexico City, Rio de Janeiro, Shangai, Brisbane, Zupthen, Knokke-Heist, Auckland, Bellinzona, Montreal, Eidhoven, São Paulo, Hamburgo, Lodi, Dortmund e Barcelona, entre muitas outras.
As imagens a expor no edifício da antiga Lota e espaço adjacente podem ser vistas gratuitamente entre 29 de julho e 20 de agosto, das 18h00 às 00h00, numa organização da Câmara Municipal de Portimão, com produção da Associação Cultural Música XXI.
Mais informações em https://www.worldpressphoto.org/

Popular em Portimão
Tomada de Posse dos novos Órgãos Autárquicos de Portimão para o Mandato 2025/2029
Portimão prepara espaço urbano para futuro Bairro Comercial Digital
Igreja Matriz de Portimão recebe concerto que abre 18º Festival Internacional de Órgão do Algarve
Portimão acelera em novembro com grandes eventos desportivos nacionais e internacionais