Skip to main content

Festival Arrebita regressa a Portimão e traz 'sangue novo' entre 24 'chefs' de todo o país

22-08-24

O Arrebita Portimão está de volta para uma 5ª edição repleta de novos talentos, comida incrível, música, showcookings, Mercado de Produtores locais e muito mais.

No fim de semana de 7 e 8 de setembro, entre as 18h00 e as 23h00, a Amuse Bouche, Food StoryTellers, faz da cidade algarvia o palco de luxo para receber alguns dos melhores chefs nacionais, consagrados e emergentes, oriundos de todo o país. A entrada é livre e os pratos têm o preço (bastante democrático) de 7 euros, para que todos possam saborear o que de melhor se anda a cozinhar em Portugal.

Durante estes dois dias, Portimão vai fervilhar com criações de autor tão inusitadas quanto apetitosas, pensadas para consumir na rua, à mão e sem formalidades.

Para aqueles que, além de comer gostam de saber fazer, alguns dos chefs convidados vão partilhar receitas, técnicas e truques, ao vivo, nas sessões de showcooking a acontecer no Palco Cepsa, com DJ a acompanhar a viagem.

No Mercado de Produtores, uma vasta seleção dos melhores produtos típicos do Algarve - azeite, artesanato, aguardentes e licores, vinhos e doces regionais - vai partilhar espaço com uma agradável zona de bar que convida a explorar a oferta, e dificilmente resistir a um pezinho de dança ao som dos Party Brass Band, peritos em montar um “delicioso caos” ao estilo fanfarra moderna.

A cidade de Portimão, já com um cluster relevante de jovens cozinheiros que se aventuraram em novos conceitos e numa cozinha de autor, mais criativa, não só é palco desta festa da gastronomia local, como parte integrante e veículo impulsionador desta comunidade cada vez mais relevante no panorama gastronómico nacional, que representa um exemplo feliz da envolvência da autarquia, dos recursos e do talento local.

Mais informações em www.arrebitaportugal.pt

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 7 de setembro

Filipe Rodrigues, Taberna do Mar, Lisboa

Rui Sequeira, Alameda, Faro

David Proença, A ver o Mar, Sines

Pedro Teles, Rural 150, Vila Franca de Xira

Nikita Polido, Celmar, Sesimbra

Nuno Martins, Numa, Portimão

Marcella Ghirelli, Cella, Lisboa

Lídia Brás, Stramuntana, Vila Nova de Gaia

Ilária Rossi, Fermento, Sagres

Rafael Santos, Cera, Aljezur

Hugo Nascimento, Napron, Odeceixe

Marco Gomes, Oficina, Porto

Domingo, 8 de setembro

João Marreiros, Loki, Portimão

Fábio Alves, Suba, Lisboa

Vincent Farges, Epur*, Lisboa

Diogo Martins, Xenia, Almancil

Verónica Catarino, Mar&Nada, Lisboa

Emídio Freire, Faina, Portimão

Nathalie Inês, SÁLA*, Lisboa

Flávio Gonçalves, Javali, Bragança

Márcio Silva, Copo Largo, Lisboa

João Mourato, Quetzal, Vidigueira

Filipe Bilro, Larau, Estremoz

João Lopes, Bon Bon*, Carvoeiro

No Palco Cepsa, a não perder, quatro sessões diárias de showcooking totalmente gratuitas

Dia 7 de setembro

Rui Sequeira, Alameda (Faro)

Lídia Brás, Stramuntana (Vila Nova de Gaia)

Hugo Nascimento, Naperon (Odeceixe)

Pedro Teles, Rural 150, (Valada do Ribatejo)

Dia 8 de setembro

Verónica Catarino, Mar&Nada (Lisboa)

Márcio Silva, Copo Alto (Lisboa)

Flávio Gonçalves, Javali (Bragança)

Filipe Bilro, Larau (Estremoz)

ARREBITA PORTUGAL | ARREBITA PORTIMÃO

O Arrebita Portimão é uma produção conjunta da Amuse Bouche e da Câmara Municipal de Portimão, a primeira cidade a acolher o único festival criado para o período pandémico, em 2020. Este é um festival gastronómico itinerante, que se realiza também em Idanha-a-Nova e no Alentejo, e que visa trazer para a rua, ao alcance de todos, a nova cozinha portuguesa, de todo o país. Venceu o Grande Prémio de Gastronomia da Academia Portuguesa de Gastronomia, em 2021, e foi o projeto convidado na Organização Mundial de Turismo como case study de projeto com impacto positivo na fomentação do turismo gastronómico sustentável. Nomeado dois anos consecutivos para o Prémio de Turismo do Expresso, em 2023 o Arrebita Idanha Bio tornou-se no primeiro festival com certificação Biológica em Portugal, com medalha de Bronze, e agora, no início de agosto, no mesmo festival, conseguiu a medalha de Prata, sendo o único festival de gastronomia na Europa com este estatuto.