
Município de Portimão volta a dedicar o mês de outubro à inclusão e bem-estar da pessoa de idade maior
26-09-24
O Dia Internacional do Idoso, que se assinala a 1 de outubro, marca o início do Mês Da Pessoa de Idade Maior, promovido mais uma vez pelo Município de Portimão e que será preenchido por um conjunto de propostas direcionadas aos seniores residentes no concelho, celebrando o processo de envelhecimento de forma positiva e natural.
O tema da memória e da sua perda é o fio condutor do espetáculo de dança “Miquelina e Miguel” do intérprete e coreógrafo Miguel Pereira, que sobe ao palco do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão no Dia Internacional do Idoso, pelas 19h00.
Na plateia estarão cerca de 130 espetadores, entre utentes, seus familiares e funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Alvor, Centro de Apoio a Idosos de Portimão, Santa Casa da Misericórdia de Portimão e do Núcleo do Algarve da Alzheimer Portugal.
O espetáculo integra a programação artística da Lavrar o Mar - Cooperativa Cultural para a celebração do centenário de elevação de Portimão a cidade, que se celebra este ano, e os bilhetes estão à venda na BOL e nos locais habituais.
Neste dia é também inaugurada no Mercado Municipal de Portimão a mostra “arte.com IDADE”, que reúne trabalhos efetuados por utentes dos Centros de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras e de Portimão e ficará patente até 31 de outubro, estando previsto para o mesmo espaço artesanato ao vivo nos dias 10, pelos utentes do Centro de Convívio Sénior de Portimão, e no dia 24 de outubro, pelos utentes do Centro de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras, em ambos os casos das 10h00 às 12h00.
Entre as ações marcadas para o Dia Internacional do Idoso, terá lugar na Praça 1º de Maio uma aula de ginástica dirigida à população de idade maior, que será dinamizada por Andreia Daniel e contará com a participação das turmas do programa municipal Exercício e Saúde.
Igualmente no dia 1 de outubro, o auditório do Museu de Portimão recebe uma matiné de cinema, onde será exibido o filme “Aldeia da Roupa branca”, a primeira de um conjunto de matinés que durante este mês irão proporcionar tardes animadas à comunidade sénior, que é convidada a participar.
Como já vem sendo tradição, no dia 2 de outubro co Município de Portimão prestará homenagem aos cidadãos centenários residentes no concelho, reunindo num almoço de confraternização centenários identificados até à data, como forma de agradecer publicamente a sabedoria dos seus ensinamentos e conselhos e o trabalho desenvolvido em prol da comunidade.
1º Encontro Sobre a Idade Maior
Um dos destaques do mês pertencerá à realização do 1º Encontro Sobre a Idade Maior - Viver Bem, Sem Idade, marcado para o dia 7 no Museu de Portimão, onde merecerá particular atenção o combate ao isolamento social, a abordar pelos oradores convidados.
A sessão de abertura, agendada para as 9h30, estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila, seguindo-se a apresentação do programa de capacitação “Eu Sou Digital”, importante ferramenta de inclusão que está a ser desenvolvida no Centro de Convívio Sénior de Portimão.
A Associação Mais Proximidade, representada por Maria João Xavier, trará à discussão a sua missão de combate à solidão e ao isolamento entre as pessoas de idade maior, enquanto na área do bem-estar físico o professor de yoga Aristeu Lacerda conduzirá a sessão “Yoga Sénior - Yoga Suave, Yoga na Cadeira, Yoga do Riso”, ao passo que o fisioterapeuta Joel Fernandes abordará a “Promoção da Longevidade de Movimento”. Por sua vez, o professor de Educação Física Vasco Coelho falará sobre a relevância da atividade física para a saúde das pessoas maiores de idade.
Durante a tarde, os participantes terão ao dispor workshops práticos, dinamizados pelos especialistas participantes, estando previstas sessões de exercício físico, yoga e fisioterapia.
Estão a decorrer as inscrições para este encontro, dirigido à comunidade sénior, aos técnicos das áreas da saúde, do serviço social e da intervenção comunitária, aos cuidadores e ao público em geral, devendo as mesmas ser feitas até 2 de outubro pelo seguinte endereço, onde também pode ser consultado o respetivo programa: https://cm-portimao.pt/menus/servicos/saude-e-cidadania/i-encontro-sobre-a-idade-maior-viver-bem-sem-idade
Artesanato, ginástica, dança e muito mais
Ao longo do mês, o conjunto de iniciativas programadas visa estimular a confraternização entre as pessoas de idade maior, estando marcada para o dia 4 no auditório do Museu de Portimão uma matiné musical, com a atuação da fadista Beatriz Pereira, acompanhada por Nuno Martins (viola de fado) e Gonçalo Rosa (guitarra portuguesa) a que se segue lanche convívio, havendo ainda matinés dançantes nas seguintes datas e coletividades: dia 9 – ACRA 1.º de Dezembro de Alvor; dia 16 – Clube União Portimonense; dia 23 – Sociedade Recreativa Figueirense; dia 30 – Sporting Glória ou Morte Portimonense.
Referência ainda para os passeios a Ferreira do Alentejo nos dias 15 e 25 de outubro, abertos à participação de toda a comunidade sénior do concelho que deverá inscrever-se e obter mais informações através do email
O Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 17 de outubro, não será esquecido, através da ação de esclarecimento intitulada “Alimentação versus idade”, pela promovida pelo ACES na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, entre as 15h00 e a 17h00 e que contará com a nutricionista Cecília Santos.
Ao longo do mês, o grupo musical “dois Contos de Reis” visitará várias instituições com intervenção na área da terceira idade, como são os casos da Santa Casa da Misericórdia de Portimão, Centro de Apoio a Idosos de Portimão, Santa Casa da Misericórdia de Alvor e Lar S. José de Alcalar.
Outra ação promovida no âmbito do Mês Da Pessoa de Idade Maior será a decoração, logo a partir do dia 1, do Jardim 1º de dezembro com vários “trapinhos” produzidos pelas mãos de utentes dos Centros de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras e de Portimão, Centro Comunitário do Pontal, Centro Convívio Sénior da Cruz Vermelha- Núcleo de Portimão, e que contam com o apoio do Páteo das Artes, visando emprestar mais cor a este espaço público.
Em 31 de outubro, o encontro intergeracional “Cultivando afetos” marcará o encerramento da programação, reunindo entre as 10h00 e as 13h00 na Quinta Pedagógica de Portimão utentes dos Centros de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras e de Portimão, crianças da Colégio do Rio, Lar da Criança de Portimão e Creche da Santa Casa da Misericórdia de Portimão e jovens estudantes da DUAL Qualificação Profissional - Centro de Portimão, que integram o projeto “ Correio dos Afetos” que participarão no ateliê “Semear para comer”, plantando uma alface em vaso, a que se seguirá lanche convívio.
Este mês especial resulta da estratégia municipal que visa promover a saúde e o bem-estar da pessoa de idade maior.
Popular em Portimão

Campanha “Comércio do Centro Portimão” distribui 15 mil euros em vales de compras para dinamizar comércio local

Arrebita Portimão regressa com mais um dia, mais chefs e uma "Grande Arrozada" para abrir o apetite

Antiga Lota de Portimão recebe exposição "Da Vinha à Taberna - História do vinho e convívio em Portimão" e "Há Fado na Lota"

Setembro é mês da Semana Europeia do Desporto, de windsurf de topo e da Corrida de Carrinhos de Rolamentos
