
Programa municipal "A Escola e os Riscos... Preparar para Proteger!" alcançou mais de 100 mil alunos e docentes em dez anos
09-07-25
A celebrar dez anos de atividade, o programa municipal “A Escola e os Riscos, Preparar para Proteger!”envolveu nas suas ações, desde que foi implementado em 2014 pela Câmara Municipal de Portimão, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, um universo superior a 100.000 alunos e docentes da rede de ensino público e privado do concelho de Portimão. Neste ano letivo, que terminou em junho, foram contabilizadas mais de duas centenas de ações neste âmbito.
Com vista a preparar a comunidade escolar para atuar em situações de risco e de emergência, o programa tem evoluído e tem vindo a ser alargado a diversas áreas, como as que estão relacionadas com a proteção e segurança em caso de catástrofes naturais, mas também as que estão ligadas ao Suporte Básico de Vida e as de resposta em situações de emergência.
Este é um programa amplo, com atividades e formações variadas, que está a munir a comunidade escolar com conhecimentos básicos em temas e conceitos vastos e importantes que vão desde a utilização do 112, aos riscos naturais e tecnológicos ou à defesa da floresta contra incêndios.
233 ações de sensibilização marcam ano letivo 2024/2025
A edição 2024/2025 do programa municipal "A Escola e os Riscos... Preparar para Proteger!" arrancou em outubro de 2024 com as reuniões de coordenação das Direções dos Agrupamentos de Escolas e a divulgação do plano de atividades a todos os estabelecimentos de ensino, públicos e privados do concelho de Portimão.
Em maio de 2025, o programa completou dez anos de atividade, atingindo 100.000 participantes de toda a comunidade escolar, numa marca assinalável que representa a sua amplitude significativa no concelho. Ao longo deste período, foi evoluindo com novas dinâmicas, e, este ano, o programa de atividades promoveu uma maior interação com os alunos envolvidos, desde o Ensino Pré-Escolar ao Secundário.
O Suporte Básico de Vida foi introduzido no Ensino Básico e vai acompanhar os estudantes ao longo de todo o percurso escolar até ao final do secundário. Mantêm-se ainda como temas essenciais em "A Escola e os Riscos... Preparar para Proteger!" a utilização do 112, os riscos naturais e tecnológicos, as matérias perigosas, a defesa da floresta contra incêndios, os riscos rodoferroviários, sismos e tsunamis.
A importância dos kits de emergência como forma de preparação e interiorização de medidas, que numa situação e emergência poderão salvar vidas, são outro tema que ganha destaque neste programa municipal direcionado para a comunidade escolar.
O balanço final deste ano letivo, que terminou em junho, refere que foram realizadas 233 ações de sensibilização, abrangendo mais de 10.000 participantes, dos quais cerca de 9.500 são alunos e 550 são docentes e não docentes. Neste contexto, assinala-se também que todas as ações de sensibilização e visitas de estudo propostas e solicitadas foram realizadas, tendo ainda sido possível respeitar o período de preparação e realização de exames nacionais.
Formação em Suporte Básico de Vida com DAE
De forma a garantir que todos os edifícios municipais que recebem público fossem dotados de pelo menos um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), o programa de capacitação dos docentes e não docentes das escolas, permitiu ainda ao Município de Portimão ministrar formação certificada de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhadores Automáticos Externos (SBVDAE).
Neste momento, atingiu-se a marca de mais de 1.200 operacionais de DAE formados, que garantem a operacionalidade dos 74 DAE municipais existentes no concelho, com pelo menos dois elementos com formação em cada estabelecimento.
Exercícios de Simulação e Prevenção prepara reação em caso de catástrofe
Tal como é habitual, Portimão participou no exercício nacional "A Terra Treme", que já conta com doze edições. Este ano, toda a comunidade escolar voltou a envolver-se nesta ação que reforça a execução de três gestos fundamentais: Baixar, Proteger e Aguardar, seguidos de evacuação para os pontos de encontro de cada estabelecimento de ensino. Esta iniciativa tem como objetivo treinar, ajudar e enraizar os procedimentos corretos e necessários a implementar numa situação real.
Por sua vez, no mesmo dia, cerca de 150 alunos e professores, da EB. 2,3 Eng.º Nuno Mergulhão, Escola Básica e Secundária da Bemposta, Escola Secundária Poeta António Aleixo e da EB. 2,3 Júdice Fialho participaram num exercício de evacuação da Praia da Rocha, numa simulação de uma situação real de sismo seguido de tsunami.
A simulação incluiu a ativação das sirenes de alerta e aviso instaladas na Zona Ribeirinha de Portimão, na Fortaleza de Santa Catarina e no Miradouro dos 3 Castelos e permitiu testar a resposta dos meios humanos e técnicos previstos no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Portimão, de forma a garantir a segurança das vítimas e a sua evacuação para zonas seguras.
Resiliência e preparação são compromissos de “Portimão: Um Município Mais Seguro”
No próximo ano letivo de 2025/2026, o programa municipal de sensibilização "A Escola e os Riscos... Preparar para Proteger!" continuará a ser desenvolvido com um conjunto de ações vasto e dinâmico que pretende capacitar alunos, docentes e não docentes, para agir em situações de emergência.
Esta sensibilização, para além de promover a resiliência, garante que o conhecimento adquirido se replica pela comunidade escolar, mas também junto das famílias dos alunos, transformando as crianças e os jovens nos principais agentes estimuladores da consciência familiar na preparação da resposta para uma situação de acidente grave ou catástrofe.
Neste contexto, o Município de Portimão renova, através deste programa, a que se juntam muitas outras iniciativas em complemento, o compromisso de continuará a apostar na preparação de um concelho mais preparado, mais resiliente e seguro, concretizando o lema “Proteção Civil Somos Todos Nós”.
Popular em Portimão

Campanha “Comércio do Centro Portimão” distribui 15 mil euros em vales de compras para dinamizar comércio local

Arrebita Portimão regressa com mais um dia, mais chefs e uma "Grande Arrozada" para abrir o apetite

Antiga Lota de Portimão recebe exposição "Da Vinha à Taberna - História do vinho e convívio em Portimão" e "Há Fado na Lota"

Setembro é mês da Semana Europeia do Desporto, de windsurf de topo e da Corrida de Carrinhos de Rolamentos
