
Festival Literário Internacional “Entre Mares” é plataforma de debate a partir da literatura
O “Entre Mares”, Festival Literário Internacional de Portimão, que se realiza de 11 a 14 de junho, com organização do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA), vai contar com a presença de vinte e oito autores de catorze nacionalidades para participarem num abrangente ciclo de mesas temáticas, momentos de leitura e passeios.
A decorrer em diferentes espaços da cidade, o evento pretende ser um ponto de encontro para o debate de importantes questões focadas no mundo atual a partir da literatura e, em simultâneo, afirma-se como uma festa polifónica da poesia.
Com curadoria de João Ventura e de Luís Filipe Sarmento, o “Entre Mares” realiza-se porque os autores se sentem “inquietos num tempo disruptivo em que mundo parece andar à deriva, empurrado pelos ventos da guerra e da fome, da ignomínia e das alterações climáticas, e conscientes dos riscos, mas também das oportunidades do novo paradigma tecnológico”.
Será também uma oportunidade para concretizar uma homenagem a título póstumo a Nuno Júdice, poeta natural da freguesia da Mexilhoeira Grande, cujos títulos dos seus livros inspiram o evento.
Segundo o Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, “a literatura e a história desempenham um papel fundamental na promoção da compreensão e respeito entre diferentes culturas, atuando como uma poderosa ferramenta de diálogo intercultural, ao possibilitar aos leitores perspetivas diversificadas que enriquecem o seu entendimento do mundo” promovendo a empatia, o combate a estereótipos e preconceitos, desafiando a questionar convicções.
Nesta edição de estreia, o ICIA afirma ter a visão de que é possível “partilhar a palavra poética para inspirar mudanças, construir pontes entre povos e espalhar uma mensagem de paz, esperança e fraternidade”, e que não haverá melhor ponto de encontro para “expressar convicções, partilhar ideias, buscar respostas para os problemas do mundo que Portimão, cidade entre dois mares, lugar de partidas e chegadas, cosmopolita e de abertura a todos os mundos”.
Estão confirmadas as presenças de poetas, ficcionistas e ensaístas de várias nacionalidades. É o caso dos portugueses Alberto Pereira, António Cabrita, Carlos Granja, D. H. Machado, Dora Gago, Elisa Costa Pinto, João de Melo, João B. Ventura, Luís Filipe Sarmento, Manuel Frias Martins, Manuel de Queiroz, Maria da Graça Mateus Ventura, Maria João Cantinho, Paula Mendes Coelho, Pedro Teixeira Neves e Rita Tormenta, bem como de Agneta Falk (Suécia-EUA), Anna Lombardo (Itália), Barbara Pogacnik (Eslovénia), Bent Berg (Suécia), Claus Ankersen (Dinamarca), Francis Combes (França), Laureen Mendinueta (Colômbia), Moëz Majed (Tunísia), Nese Yashin (Chipre), Nimrod Bena (Chade), Pedro Enríquez (Espanha), Sándor Halmosi (Hungria).
A participação nas diferentes iniciativas que integram o programa é aberta ao público em geral, mas sujeita à lotação dos equipamentos culturais. O Festival é organizado pelo Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, com o apoio do Município de Portimão e o patrocínio literário da rede “Poets of the Planet” (POP).
Popular em Portimão

ALGARSAFE’25 leva o melhor da Proteção Civil e do Socorro ao Parque de Feiras e Exposições de Portimão

Ribeirinha Beach, uma praia à beira-rio

“Teixeira Gomes - Arte e Diplomacia séc. XX-XXI” com Seixas da Costa e Luis F. Castro Mendes
